Jandira é a nova líder do PCdoB na Câmara

Em seu quinto mandato como deputada federal, Jandira Feghali é a nova líder do Partido Comunista do Brasil na Câmara dos Deputados. É a terceira mulher seguida a estar à frente da bancada comunista, após as deputadas Luciana Santos (2012) e Manuela D'Ávila (2013).

Médica cardiopediatra por formação e militante há 30 anos do PCdoB, Jandira chega à liderança após ser a primeira parlamentar a presidir a Comissão de Cultura da Câmara.

"Entendo essa confiança da bancada e do próprio partido como uma missão de muito compromisso com a força e capacidade política dos parlamentares comunistas. Este ano teremos que atuar com muita firmeza no embate de ideias, de opiniões e continuar consolidando o trabalho que já fazemos pelo povo brasileiro", destacou Jandira Feghali.

A nova líder foi relatora da Lei Maria da Penha em 2006, quando construiu junto do Governo Federal e da sociedade civil o texto que criminaliza a violência doméstica no país. A parlamentar também é autora da lei que concede duplo vínculo aos profissionais de saúde, da que obriga os planos de saúde a realizarem cirurgia reparadora junto da retirada do câncer de mama e também de fornecerem bolsas coletoras aos pacientes ostomizados.

Nesta legislatura, a deputada já acumula atuação em diversas frentes, a exemplo de sua articulação pela aprovação do Vale-Cultura, da Lei da Meia-Entrada, PEC da Música e Lei do ECAD. Seu trabalho também é reconhecido junto ao maior financiamento da saúde e da luta pela valorização dos profissionais da área.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada Federal Jandira Feghali