Cientistas do Irã e da AIEA examinam cooperação

Delegações de cientistas iranianos e da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) iniciaram neste sábado (8) uma rodada de conversas centrada na cooperação bilateral, disseram fontes oficiais.

As negociações coincidiram com declarações do diretor da Agência de Energia Atômica do Irã (AEAI), Alí Akbar Salehi, nas quais alerta as potências ocidentais para "evitarem aventuras" nas conversas com seu país.

Em essência, as conversas são uma sequência da declaração conjunta emitida pelas partes em 11 de novembro de 2013, que resultou na visita de inspetores da AIEA ao reator de água pesada de Arak e às minas de urânio de Gachin.

Também serão discutidas outras questões vinculadas com o tema, afirmou Behrouz Kamalvandi, porta-voz da AEAI, que anunciou que a delegação da ONU está dirigida por seu secretário geral, Tero Varjoranta.

Por sua vez, Salehi advertiu que "os esforços do Ocidente para minar o acordo nuclear atingido em novembro" entre seu país e o Grupo 5+1 "será uma autoderrota".

Pouco depois de a República Islâmica e a AIEA concluirem o acordo, o Irã assinou um pacto provisório com o Grupo 5+1 para suspender algumas das sanções contra o país.

O G5+1 está integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, Estados Unidos, Rússia, China, França e o Reino Unido, mais Alemanha.

Salehi criticou recentes declarações da subsecretaria de Estado norte-americana Wendy Sherman contra o programa de desenvolvimento nuclear iraniano e afirmou que são incompatíveis com as promessas refletidas no acordo de Genebra, cuja validade é de seis meses.

Neste mês, o Irã e o G5+1 têm agendada outra rodada de conversas para a conclusão de um acordo de maior alcance e permanência.

Fonte: Prensa Latina