Encontro do Brics será dias 15 e 16 de julho

Fortaleza sediará dias 15 e 16 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, o Encontro do Brics, grupo que reúne potências emergentes da economia mundial formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A previsão é que participem do evento, além dos chefes de estado dos cinco países, cerca de 750 pessoas integrantes das representações das cinco maiores empresas de cada um dos países e bancos de desenvolvimento.

A data do encontro foi informada ao Governo do Estado pelo Ministério das Relações Exteriores. O evento ocorre dois dias após a final da Copa do Mundo. Cerca de 1.500 jornalistas devem comparecer ao encontro.

Na última semana uma comitiva do Itamaraty esteve em Fortaleza onde realizou reuniões e visitou o Centro de Eventos do Ceará. A escolha do local foi feita pela própria presidente Dilma Rousseff quando visitou Fortaleza.

Segundo o assessor especial de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Hélio Leitão, todos ficaram impressionados com a estrutura do CEC.

Leitão informou que até abril será realizado um seminário, na Universidade de Fortaleza (Unifor), com os representantes dos países que integram o Brics, para discutir pontos do Encontro e as expectativas.

A comitiva foi composta por Graça Lima, subsecretário de Assuntos Políticos; Flavio Damico, coordenador de Eventos; Francisco Fontenele, do Cerimonial.

Criação

A ideia do Brics foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento.

Fonte: O Povo