Costa Rica se incorpora à Aliança do Pacífico

Teve início nesta segunda-feira (10) a 8ª Cúpula da Aliança do Pacífico em Cartagena das Índias, na Colômbia. Na reunião foi solicitada a entrada da Costa Rica ao grupo e será assinado o protocolo comercial que reduzirá as tarifas do comércio exterior em quase 100%.

Costa Rica é incorporada à Aliança do Pacífico. Em sentido horário: Ollanta Humala (Peru), Sebastian Piñera (Chile), Juan Manuel Santos (Colômbia), Enrique Peña Nieto (México) e Laura Chinchilla (Costa Rica)| Foto: Efe

O grupo de países que compõem a Aliança – Chile, Peru, Colômbia e México — destoa do restante da América Latina por ser declaradamente neoliberal. A eles somam-se agora a Costa Rica, que vivencia um processo eleitoral para definir quem governará o país pelos próximos quatro anos. A disputa no segundo turno está entre o governista Johnny Araya ou Luis Solís, do Partido de Ação Cidadã (PAC), de centro.

Leia também:
El Salvador e Costa Rica: eleições e contraofensiva imperial

“Costa Rica vê na Aliança do Pacífico amigos confiáveis com os quais compartilhamos metas e ideais", declarou a mandatária Laura Chinchilla.

“Podemos afirmar sem medo de errar nossa determinação de avançar para algo que seja muito mais que um tratado de livre comércio”, afirmou o presidente colombiano Juan Manuel Santos.

Os presidentes assinarão o Protocolo Adicional do Acordo Marco da Aliança que, uma vez em vigor reduzirá de forma imediata 92% das tarifas entre os membros e, de maneira paulatina, o restante 8%.

Da Redação do Portal Vermelho,
com agências