União Europeia pode retomar relações com Cuba

O Conselho de Ministros de Relações Exteriores da União Europeia aprovou o início de um acordo de diálogo político e de cooperação com Cuba, com o objetivo de acompanhar as reformas econômicas que estão sendo desenvolvidas na ilha.

A negociação com Havana foi aprovada unanimemente, sem debates pelos ministros, como informou uma fonte à agência Efe. O acordo tem como objetivo ampliar as áreas de cooperação com a ilha, acompanhar suas reformas socioeconômicas.

Leia também:
Cuba: Atualização do modelo econômico continuará sem pausas

Foram aprovadas as diretrizes de negociação e a base jurídica para a abertura de negociações com as autoridades cubanas, uma decisão já consensuada com os embaixadores dos 28.

A chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, e a Comissão Europeia avaliam que as negociações podem começar neste mês, como informaram fontes diplomáticas.

O acordo permitirá "promover o comércio e as relações econômicas", principalmente o setor turístico, entre Europa e Cuba, afirmou Ashton.

Embora a União Europeia tenha decidido dar um novo passo na sua relação com Havana, a negociação de um possível acordo bilateral não mudará sua política com relação a Cuba.

As conversas se darão ainda sob a chamada "posição comum", a política unilateral imposta pela UE a Cuba em 1996.

Da Redação do Portal Vermelho,
Com agências