João Derly fiscaliza situação do Carnaval em Porto Alegre
O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre (RS), o vereador João Derly (PCdoB) promoveu na tarde desta terça-feira (11) um encontro para debater a interdição do Complexo Cultural do Porto Seco. O evento ocorreu na sede do parlamento da capital gaúcha.
Publicado 11/02/2014 17:48
Juntamente com os outros parlamentares do colegiado e representantes de Executivo, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, Derly avaliou questões sobre segurança e projetos futuros para o local, que recebe o carnaval da capital gaúcha. Na semana que vem, os integrantes da Cece realizarão uma visita ao Porto Seco.
Até sexta-feira passada, barracões do Porto Seco estavam interditados e os desfiles sob risco de não acontecerem. “Em 2013 já passamos por situação semelhante, em que a passarela só foi liberada horas antes do primeiro desfile. É uma irresponsabilidade que queremos evitar com planejamento”, afirmou Derly.
Na reunião, o tenente do Corpo de Bombeiros Miguel Ribeiro ressaltou a urgência de a prefeitura entrar com a solicitação para regularização das estruturas provisórias. “É uma situação atípica o carnaval para a prefeitura, mas não deveria ser, porque acontece todo o ano. Mesmo colocando o evento como prioritário, este documento tem que entrar com urgência nos bombeiros”, salientou ele, lembrando que o prazo ideal para que o PPCI seja feito é de dez dias antes do evento.
O Porto Seco recebe o primeiro evento do carnaval de Porto Alegre no dia 22, a Muamba Oficial, e, novamente, o local será inspecionado com prazo apertado, assim como em 2013. “A gente usa o bom senso o quanto possível desde que não seja ao arrepio da lei”, destacou o oficial.
Ampliação espera por edital de licitação
Foi explicada à Cece o projeto de reforma do Complexo Cultural, com estruturas permanentes. De acordo com Joaquim Lucena, da Secretaria Municipal de Cultura, a capacidade das arquibancadas do Porto Seco passará para 22 mil lugares, o que possibilitará maior saúde financeira ao local, além da criação de salas para atividades múltiplas. O projeto já passou pela Secretaria Municipal de Urbanismo e atualmente está no gabinete do prefeito, que publicará a licitação.
“Vamos fiscalizar para ver este projeto executado. Com certeza haverá uma transformação positiva no Porto Seco e cobraremos para que ela seja de fato realizada”, disse o vereador. “Assim como o esporte a cultura é um fator transformador de vidas e temos que providenciar os locais para o seu desenvolvimento.”
Fonte: Assessoria de Imprensa do vereador