Demanda interna impulsionará economia alemã em 2014

A economia alemã perceberá neste ano o impulso da demanda interna e o impacto da desaceleração do comércio exterior, segundo previu nesta quarta-feira (12) uma fonte governamental.

O Ministério de Economia aumentou sua estimativa de crescimento para 1,8% em 2014, desde a projeção prévia de 1,7%. Para 2015 o avanço será de dois pontos.

As exportações subirão 4,1% depois de um desempenho abaixo do esperado em 2013 e as importações subirão para perto de cinco pontos, o que implica que o comércio exterior deduzirá 0,1 ponto percentual à ampliação do Produto Interno Bruto, detalhou a entidade em sua reporte anual.

Segundo o material, essas estimativas deverão reduzir o elevado superávit da conta corrente do país, já que um superávit menor poderia diminuir as críticas de que Alemanha depende demasiado de suas exportações para o crescimento e que não tem feito o suficiente para incentivar a demanda doméstica.

A alta do consumo privado se deverá sobretudo à fortaleza do mercado trabalhista, a moderada inflação e as baixas taxas de juros.

O Ministério também prevê um incremento do investimento após a queda de 2013.

As diferenças econômicas entre os membros da Eurozona têm sido evidentes desde o início da crise da dívida em 2009, uma situação que levou a Alemanha a redirecionar parte de seu comércio exterior para outros mercados fora do bloco, devido à insuficiente demanda.

Fonte: Prensa Latina