Santos mantém vantagem na Colômbia, mas abstenção chega a 30%

De acordo com a pesquisa divulgada pela empresa Invamer-Gallup, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que concorre à reeleição, segue como favorito no país para o pleito que será realizado em maio.

Juan Manuel Santos é favorito, mas eleição deverá ter segundo turno| Foto: Reuters

De acordo com a sondagem, 34,7% dos colombianos têm a intenção de votar no atual mandatário. No entanto, 28,1% manifestaram intenção de votar em branco – o que revela a forte polarização e descontentamento da população com a falta de opção que contemple as reais necessidades da população.

Leia também:
Presidente colombiano afirma que as Farc poderão eleger deputados

O ex-ministro da Fazenda e candidato conservador, apoiado pelo ex-presidente ultradireitista Álvaro Uribe, Oscar Iván Zuluaga, tem 10,8% das intenções de voto.

Se Santos e Zuluaga disputassem a presidência em segundo turno, o atual presidente seria reeleito com 47,1% dos votos, enquanto seu adversário obteria 22,8%.

Encomendada pelo jornal bogotano El Espectador, a pesquisa foi composta a partir de 1.200 entrevistas realizadas entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Com AFP