Encontro das trabalhadoras rurais discute paridade em Sergipe
A Secretaria de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase) realizou nesta terça (11) e quinta-feira (12), no Centro de Treinamento Sindical Rural (Centresir), o 10º Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais.
Publicado 13/02/2014 16:07
Com o tema Igualdade de Gênero Só se Conquista com Autonomia e Garantia de Direitos, teve por objetivo principal promover o empoderamento político das mulheres trabalhadoras rurais a partir das políticas públicas conquistadas para o fortalecimento e afirmação de sua luta, bem como construir uma agenda política na construção da Marcha das Margaridas 2015.
Participaram do encontro aproximadamente 100 trabalhadoras rurais, representantes de 37 sindicatos, contemplando todos os pólos sindicais de Sergipe. Estiveram presentes na abertura a diretoria da Fetase, a secretária de políticas para mulheres do governo estadual, Maria Teles, as secretárias de mulheres da CTB, estadual e nacional respectivamente, Maria José e Ivânia Pereira.
Foram realizados painéis sobre a Marcha das Margaridas, o programa Viver Sem Violência e sobre a paridade no Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), além da construção de uma agenda política das mulheres para 2014/2015. Para a secretária de mulheres da Fetase, Givaneide Oliveira, as contribuições desse encontro foram muito relevantes para o fortalecimento das lutas e organização das mulheres trabalhadoras rurais de Sergipe, principalmente à luz da construção da Marcha das Margaridas 2015.
Na manhã da quarta feira, as participantes discutiram a paridade no MSTTR, com a colaboração de Ivânia Pereira. O evento culminou com a construção da agenda política das mulheres do MSTTR com o foco na marcha das margaridas 2015.
O encerramento foi marcante e contou com a participação da secretária de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, que em seu discurso se comprometeu com o fortalecimento da agricultura familiar e expansão das feiras da agricultura familiar com o foco na produção orgânica, sendo este o carro chefe das ações da Seides.
Fonte: CTB