Violência nas manifestações é ameaça à democracia, afirma Jandira

Em entrevista ao Alerta-Rio, Jandira Feghali, presidenta interina PCdoB-RJ e líder da bancada do partido na Câmara Federal, destaca que ações de violência como aquelas feitas contra o cinegrafista Santiago Andrade, que morreu após ser atingido por um rojão na última quinta-feira, “alimentam o discurso da direita reacionária na tentativa de cercear a nossa já limitada democracia”.

A deputada líder do PCdoB da Câmara dos Deputados também se diz otimista quanto à aprovação, no Congresso, do Marco Civil da Internet e a Lei Cultura Viva. “Temos muitos desafios junto às demandas populares. Por ser um ano eleitoral, temos a obrigação de encarar em alto nível o debate de ideias para o Brasil.”

Além disso, Jandira reafirma que o Partido está firme e forte na manutenção de sua pré-candidatura ao governo do Estado. A maior prova são os seminários que o Partido tem realizado, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, para discutir propostas para o programa de governo da sua pré-candidata. Depois de realizar o primeiro na capital fluminense, o segundo seminário Rio de Ideias acontecerá na Baixada Fluminense, às 18h nesta sexta-feira (14), na Câmara Municipal de Belford Roxo, cidade governada pelo comunista Dennis Dauttmam.

Fruto dos seminários o PCdoB promoverá o Sábado Vermelho neste dia 15. Na data, milhares de jornais com as propostas apresentadas no encontro da capital serão distribuídos em vários pontos de grande circulação do estado.

Leia abaixo a entrevista na íntegra.

Vermelho-Rio: Até o dia 20 de fevereiro, data de retorno de João Batista Lemos, você é a presidenta estadual do PCdoB/RJ. Quais são os desafios do Partido para os próximos dias?
Jandira Feghali: O principal desafio é concretizar as decisões tomadas pelo Comitê Central do partido expressas em nossa resolução política. Nosso projeto eleitoral é ambicioso e nossa expectativa é grande em ampliar nossa bancada no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas. No Rio de Janeiro, retomaremos com força ações políticas voltadas a fortalecer o PCdoB e demarcar o campo da esquerda, incentivando e mobilizando nossa militância e movimentos sociais parceiros para alcançarmos juntos mais vitórias ao povo.

Vermelho-Rio: O Partido realizará o seminário “Rio de Ideias Baixada Fluminense”, em Belford Roxo, nesta sexta-feira (14), cidade em que governa a Prefeitura. Qual é o sentido desta iniciativa?
Jandira Feghali: A pré-candidatura do PCdoB ao Governo do Estado tem um propósito amplo e abrangente. Para tanto, precisamos discutir o Rio como um todo, sem marginalizar ou excluir uma região ou outra de nosso debate de ideias. A Baixada Fluminense concentra cerca de 4 milhões de habitantes que produzem 4/5 do PIB do Estado. Representa não só sua importância econômica, mas em termos sociais é um ‘gigante’ repleto de demandas. Do saneamento básico, fornecimento de água, mobilidade urbana à moradia. É um ponto a ser estudado com afinco e seriedade por todos que se dispõem a construir um projeto para o Estado. Essa é a proposta de nosso seminário Rio de Ideias.

Vermelho-Rio: Com a consolidação da candidatura petista de Lindberg Farias para o Palácio Guanabara, como fica a sua pré-candidatura ao governo do Estado?
Jandira Feghali: Exatamente como nasceu: firme, forte e com a certeza de que o Rio de Janeiro merece ser governado por uma pessoa séria e comprometida com o desenvolvimento econômico e social. A majoritária segue fomentando o debate e o pensamento de Esquerda, agregando movimentos sociais, entidades de luta, estudantes, trabalhadores e toda a sociedade. Isso já é uma conquista.

Vermelho-Rio: Em solidariedade aos familiares e amigos do cinegrafista Santiago Andrade você declarou, pelo Facebook, que “não podemos concordar com ações irracionais e de provocação dentro das manifestações que desvirtuam a pauta de reivindicações”. Como você está vendo esse momento para os movimentos sociais no RJ?
Jandira Feghali: A liberdade de expressão e de manifestação está em jogo. Ações de violência como aquelas feitas contra Santiago só deturpam a pauta de reivindicação e alteram o foco das justas lutas do povo nas ruas. Mataram um trabalhador, no exercício de sua profissão, um comunicador brasileiro. Além disso, episódios como esse alimentam o discurso da direita reacionária na tentativa de cercear a nossa já limitada democracia. É preciso defender a liberdade de todos e lutar contra qualquer tipo de violência que atinja a sociedade e as liberdades.

Vermelho-Rio: Você é a lider do PCdoB/RJ na Câmara dos Deputados. Quais são os desafios do Partido no Parlamento neste momento?
Jandira Feghali: Temos muitos desafios junto às demandas populares. Por ser um ano eleitoral, temos a obrigação de encarar em alto nível o debate de ideias para o Brasil. A esquerda política tem grande responsabilidade no processo, pois é partícipe do governo Lula e Dilma desde o início e sensível às demandas do povo. Precisamos estabelecer o aprofundamento programático e o apontamento de uma plataforma estruturante para a economia sustentável, assim como a incorporação do trabalho, uma reforma urbana que humanize as cidades, o avanço das reformas democráticas e fortalecimento de políticas universais e de equidade. Há muitas matérias importantes tramitando no Congresso. Projetos que representariam avanços para a sociedade. Meu papel como líder é ouvir a bancada e identificar onde podemos interferir com sucesso para sua aprovação.

Vermelho-Rio: Marco Civil da Internet e a Lei Cultura Viva. Dá para sonhar com a aprovação destes projetos ainda este ano?
Jandira Feghali: Não sonhar, mas comemorar! O Marco Civil se mostra cada vez mais próximo de ser votado depois de muita luta no Congresso Nacional. É hora de garantirmos instrumentos modernos e democráticos no acesso e uso desta plataforma. Já passou da hora! No caso do Cultura Viva trabalharemos para que o Senado aprecie o texto o mais rápido possível. Um colega de bancada, o senador Inácio Arruda (CE), é o relator do PL na CCJ e já emitiu o parecer. Estamos otimistas!

Vermelho-Rio: Mãe, deputada líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, presidenta do Partido no estado e pré-candidata ao governo do Rio. Qual é o segredo para fazer tão bem tudo isso?
Jandira Feghali:
Não há segredo. Como qualquer mulher, enfrento a dupla, tripla, até a quádrupla jornada! Às vezes, como qualquer mulher, acho que não vou chegar ao fim do dia. Contudo, com sensibilidade e muita consciência de meu papel ao optar pela vida pública vou driblando as dificuldades e tentando cumprir essas várias jornadas sem prejudicar a família, o partido ou todos aqueles que me confiaram o voto.

Crédito da foto: Eny Miranda

Por Carla Santos, com a colaboração de Bruno Trezena,
Da cidade do Rio de Janeiro