Conselho Curador cobra equipamentos de segurança para jornalistas

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) enviou um ofício ao presidente da Empresa, Nelson Breve, questionando a EBC sobre o processo de aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para uso das equipes de jornalismo. O Conselho Curador da EBC tem sido um espaço de reflexão da sociedade e das políticas de comunicação pública, onde a sociedade civil tem conseguido atuar.

E essa participação será ser ampliada nas próximas semanas. No domingo (23), termina o prazo para a consulta pública que escolherá cinco novos membros para o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) acaba no dia 23 de fevereiro. Apenas pessoas jurídicas que se encaixam na descrição prevista no Edital podem indicar nomes. Para saber como participar, acesse o edital da Consulta, aqui. Todas as demais informações referentes ao processo estão disponibilizadas no endereço http://www.conselhocurador.ebc.com.br/consultas-publicas.

A seleção buscará garantir a representação de jovens, indígenas e pessoas com deficiência, a equidade de gênero e a reserva de 40% de vagas para negros (as), do total das 15 cadeiras da sociedade civil no órgão. O Edital assinala a necessidade de admissão de profissionais das áreas de educação, artes e produção audiovisual, entre outras. O texto é fruto de contribuições da sociedade colhidas em uma Audiência e uma Consulta Públicas sobre o tema (saiba mais aqui).

Abaixo, a carta enviada ao presidente da EBC:

Caro Nelson Breve,

O País inteiro acompanha consternado a discussão sobre a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, atingido por um rojão quando trabalhava na cobertura jornalística de uma manifestação na cidade do Rio de Janeiro.

Reconhecemos o papel central que o jornalismo da EBC está desempenhando nesse caso, uma vez que as imagens utilizadas para reconhecer os manifestantes responsáveis pelo artefato foram feitas por um cinegrafista da TV Brasil que também cobria o protesto. Parabenizamos a equipe da EBC pela atuação oportuna.

Mas o fato de que havia uma equipe da EBC no local nos remete imediatamente ao questionamento sobre os cuidados que os trabalhadores da empresa estão recebendo em relação à segurança: se o rojão que atingiu Santiago, tivesse atingido um trabalhador da EBC, ele estaria protegido por equipamentos de segurança?

Frente a isso, questionamos a EBC sobre o processo de aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para uso das equipes de jornalismo. Vale lembrar que essa foi uma recomendação aprovada pelo Conselho Curador em sua 45ª Reunião, realizada em Brasília, no dia 26 de junho de 2013. Assunto que voltou a ser abordado na 47ª Reunião, no dia 21 de agosto, após o Roteiro de Debates sobre o jornalismo da EBC.

É com preocupação que esse Conselho Curador acompanha os relatos de profissionais da empresa sobre a ausência de equipamentos de proteção para o desempenho de suas atividades como coletes à prova de bala, capacetes e máscaras de gás.

Reiteramos a recomendação de que seja disponibilizado, urgentemente, para todos os trabalhadores todos pautados para cobertura de protestos e outros conflitos sociais que ameacem a integridade e a vida, os itens previstos de Equipamento de Proteção Individual com as especificações de qualidade adequadas para enfrentar as armas e artefatos a quais estão expostos ao saírem às ruas para o desempenho de suas atividades.

Atenciosamente,
Ana Luiza Fleck Saibro

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador da EBC