João Paulo Cunha paga multa com excedente da campanha de Delúbio

O ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha, conseguiu pagar sua multa de R$372 mil apenas com o dinheiro excedente da campanha de apoio ao ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soarres. Cunha foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470 à prisão que poderá ser cumprida em regime semi-aberto, e assim como os demais companheiros de partido, ao pagamento de uma multa.

João Paulo Cunha - Reprodução

Embora tenha sido condenado a cumprir sua pena em regime semi-aberto, a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal rejeitou seu pedido para deixar o Complexo Penitenciário da Papuda durante parte do dia e concluir o curso de direito. A decisão foi divulgada na noite desta quarta-feira (12), no andamento processual do site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Há uma semana, após ser preso e antes de renunciar ao cargo na Câmara, Cunha pediu autorização à Vara para continuar a exercer a função de deputado e também requereu aval de saída para estudar – ele frequentou a faculdade de direito na Universidade Paulista (Unip) até o quarto ano, em Brasília.

Em seu despacho, o juiz Bruno Ribeiro, da Vara de Execuções Penais, ressaltou que a autorização de saída para estudar está dentro das possibilidades previstas na Lei de Execução Penal somente para os condenados que têm autorização para saídas temporárias, como visitas à família. Ao contrário do trabalho externo, que pode ser requerido logo após a prisão, saídas externas só podem ser concedidas após o cumprimento de um sexto da pena.

Da redação do Vermelho, com agências