Reunião entre líderes do Estreito de Taiwan termina com otimismo

Os líderes das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan encontraram-se no fim da tarde desta quinta-feira (13) em Xangai, avançando outro encontro histórico no mesmo local, em 1998, de acordo com o jornal China Daily. Zhang Zhijun, chefe do Departamento do Conselho de Estado da China para Assuntos sobre Taiwan reuniu-se com o chefe para Assuntos sobre o Continente Wang Yu-chi, taiwanês. Wang iniciou sua visita na terça-feira (11) e deve voltar a Taipei nesta sexta (14).

Xi Jinping e Vincent Siew - Xinhua

Há 16 anos, em 14 de outubro de 1998, Wang Daohan, então presidente da Associação para Relações Através do Estreito de Taiwan (Araet), baseada no continente, e Koo Chen-fu, presidente da Fundação de Trocas do Estreito (FTE) encontraram-se no mesmo hotel e concordaram em iniciar um diálogo político entre a ilha de Taiwan e a parte continental da China.

Leia também:
Ministros da China e de Taiwan se reúnem depois de 60 anos

A reunião de 1998 foi a segunda entre Wang e Koo, a seguir ao avanço importante do encontro de 1993 em Cingapura, que marcou o começo do engajamento através do estreito e assentou a base para a melhoria das relações.

Entretanto, depois de 1998, outros encontros entre os dois tiveram de ser suspensos porque o então líder de taiwanês, Lee Teng-hui começou a defender a “independência de Taiwan”.

Os chefes da Araet e da FTE encontraram-se novamente apenas 10 anos depois, em 2008, em Pequim e, desde então, nove rodadas de conversações foram avançadas e um importante acordo interestreito foi assinado, inclusive para a suspensão das proibições de envio direto, transporte aéreo e serviços postais e o muito esperado Acordo-Quadro para a Cooperação Econômica, assinado em 2010.

A conversa informal durante o chá veio a seguir à reunião de terça à tarde em Nanjing, capital da província vizinha de Jiangsu, o primeiro contato oficial entre os departamentos de relações interestreito dos dois lados desde 1949, há 60 anos.

Uma declaração do Departamento do Conselho de Estado da China para Assuntos sobre Taiwan afirmava que os chefes estavam otimistas sobre o resultado da sua reunião e esperavam reunir-se novamente em breve.

O encontro entre Zhang e Wang foi um desenvolvimento natural dos esforços para promover a paz e o desenvolvimento através do Estreito de Taiwan, de acordo com o professor Su Chia-hung, da Universidade Fooyin, de Taiwan, em declarações à agência chinesa Xinhua.

Na reunião de terça os dois concordaram em abrir um canal de comunicações regulares entre os dois departamentos e Zhang aceitou o convite de Wang para visitar Taiwan. Para ele, o encontro resultou no aprofundamento da confiança política com base no consenso de 1992, enquanto Wang o descreveu como uma “ocasião inimaginável nos anos recentes.”

As relações entre o continente e a ilha de Taiwan deterioraram-se quando o Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês), liderado por Chiang Kai-shek, estabeleceu-se na ilha de Taiwan em 1949, depois de ser derrotado durante a Revolução Chinesa, conduzida pelo Partido Comunista Chinês.

Os negócios e relações individuais foram retomados no final da década de 1980 e, no início da década de 1990, os dois lados começaram a relacionar-se através das duas organizações não governamentais, Araet e FTE.

Da redação Vermelho,
Com informações do China Daily