China pede aos Estados Unidos que não vendam armas a Taiwan

O porta-voz de imprensa do Ministério de Defesa da China, Geng Yansheng, afirmou nesta quinta-feira (27), em Pequim, que a parte chinesa pediu aos Estados Unidos para suspender imediatamente a venda de armas a Taiwan, a fim de salvaguardar as relações sino-estadunidenses e o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan.

Na coletiva de imprensa realizada nesta quinta, um jornalista perguntou sobre a compra pela parte militar de Taiwan de 30 helicópteros Apache dos Estados Unidos, dos quais o terceiro lote deve chegar a Taiwan em breve. Quanto a isso, Geng Yansheng assinalou que a parte chinesa se opõe firmemente à venda de armas para Taiwan por qualquer país.

Este ano marca o 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e os Estados Unidos. Se os Estados Unidos vendem armas para Taiwan, isso vai perturbar e prejudicar, sem dúvida, as relações militares bilaterais e a boa tendência do desenvolvimento das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan, afirmou o porta-voz.

Rádio China Internacional