Copa: Praça abrigará centro de apoio para a mídia em SP

Jornalistas terão centro de apoio para realizar reportagens sobre a capital paulista – a Praça das Artes. O local servirá ainda como ponto de apoio entre turistas, consulados e serviços públicos.

A Casa das Nações abrigará um centro de mídia voltado a jornalistas estrangeiros em visita à cidade. Foto: João Luiz. Secom/Prefeitura de SP

A Praça das Artes, complexo cultural administrado pela Prefeitura de São Paulo no Vale do Anhangabaú, funcionará durante a Copa do Mundo como uma 'Casa das Nações'. O anuncio foi feito pelo secretário municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), Leonardo Barchini, em reunião com representantes das três esferas de governo e o corpo consular residente na cidade de São Paulo. No encontro, realizado no Museu do Futebol, no Pacaembu, foram apresentadas as diretrizes de cada uma das esferas para o Mundial.

A Casa das Nações abrigará um centro de mídia voltado a jornalistas estrangeiros em visita à cidade. "Daremos todo apoio necessário a esses jornalistas, estejam eles credenciados pela Fifa ou não", afirmou Barchini. "Estamos preparando uma programação especial para a visita de pontos que sejam de interesse deles."

Segundo o secretário, os jornalistas terão acesso não só a um centro de apoio estrutural, com salas com computadores e acesso à internet, mas poderão ainda obter no local informações turísticas da cidade, com opções de roteiros, inclusive. O centro tem como intuito atender àqueles que quiserem fazer reportagens sobre a cidade. Para atuação na Arena Corinthians, no entanto, o credenciamento deverá ser realizado exclusivamente com a Fifa.

A Casa das Nações terá também uma central de apoio aos consulados e turistas estrangeiros. "Será mais uma linha direta de contato entre os consulados e a Prefeitura", ressaltou Barchini. Diante de qualquer problema ou demanda, os turista poderão se dirigir ao equipamento. Funcionários da SMRIF e voluntários da Fifa que estarão de plantão no local atenderão os visitantes.

Na ocasião, o secretário anunciou ainda que as reformas do Parque do Carmo deverão ser finalizadas até meados de maio, quando, para a sua reinauguração, será realizada uma 'Festa da Nações', com a reunião de diferentes culturas e comunidades das mais diversas nacionalidades.

Fonte: Secom/Prefeitura de SP