Fabs elege nova diretoria e Ivonete Bispo é eleita presidenta
A Federação das Associações de Bairros de Salvador (Fabs) elegeu, neste sábado (15/2), a nova diretoria que vai comandar a entidade pelos próximos três anos. Para a presidência, foi escolhida a diretora Ivonete Bispo, da única chapa inscrita na eleição, que aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA), em Salvador.
Publicado 16/02/2014 17:35 | Editado 04/03/2020 16:15
Com quatro mandatos, Ivonete diz que sair dos cargos temáticos de direção para ser presidenta será um grande desafio, mas acredita que vai poder contar com a parceria dos novos diretores da federação para realizar um trabalho marcante. O objetivo do mandato, segundo ela, é reorganizar a entidade.
“Eu pretendo reorganizar a Fabs. Quero que ela volte a ter a cara da cidade, quero dar a ela a cara de Salvador. Essa é a minha proposta de trabalho, junto com toda a diretoria”, afirma Ivonete, que vai ocupar a cadeira que era de João Pereira. Apesar de ter deixado a presidência, Pereira continua na direção.
A nova presidenta iniciou a luta na federação há 13 anos e, de lá pra cá, já comandou diretorias importantes, como a de Direitos Humanos, a de Mulheres e a diretoria de Finanças. Na presidência, ela pretende trabalhar pela conservação do respeito e do livre trânsito que a Fabs tem na sociedade.
“O trabalho desenvolvido é muito importante para a cidade de Salvador. A Fabs está em todos os conselhos da cidade, é convidada para todos os movimentos. Somos a entidade mais respeitada pelas autoridades porque discutimos com o governador e discutimos também com o prefeito (que são de grupos políticos diferentes)”, finaliza Ivonete.
A entidade
Criada em 1979, a Federação das Associações de Bairros nasceu com o propósito de discutir os problemas de Salvador e reivindicar soluções. Teve participação importante nas mobilizações da década de 1980 – período em que o país vivia uma ebulição, pelo engajamento da sociedade nas questões políticas.
Nos últimos anos, a Fabs tem sido atuante, principalmente, nas sempre polêmicas discussões do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da capital baiana. A federação é ligada à Federação das Associações de Moradores da Bahia (Fameb) e à Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).
De Salvador,
Erikson Walla