Evaldo Lima destaca avanços na mobilidade urbana em Fortaleza

O vereador do PCdoB, Evaldo Lima, destacou, na última semana, a mensagem 001 do executivo, que trata sobre a criação do Conselho Municipal de Usuários do Transporte Coletivo Urbano e expôs importantes avanços da gestão do prefeito Roberto Cláudio no que diz respeito à mobilidade urbana em Fortaleza.

Para Evaldo Lima, o Conselho mostra o compromisso da prefeitura com um serviço público de qualidade e a participação popular nos processos decisórios. “A sociedade clama por um transporte público de maior qualidade e inclusão, o que não pode acontecer sem a participação do maior interessado nesse processo, que é a população”, afirmou.

O Conselho será colegiado e terá também caráter consultivo e fiscalizador. Segundo Evaldo, “a iniciativa visa assegurar a participação popular na condução da política de transportes públicos, além de garantir que haja efetiva influência no processo de planejamento, execução e avaliação dos projetos”.

Na sequência, o líder do governo na Câmara lembrou as conquistas alcançadas pela gestão em pouco mais de um ano, como a implantação do Bilhete Único, o Transfor, compra e implantação dos BRT's, além do Plano Diretor Cicloviário, da reforma e entrega do Terminal de Antônio Bezerra. “Mobilidade urbana é prioridade da gestão Roberto Claudio”, explicou Evaldo.

Transporte público e sustentabilidade

Em sua intervenção, o vereador comunista aproveitou o uso da palavra para apresentar o ônibus Hibribus (foto), veículo sustentável para o transporte de passageiros adotado no transporte público em Fortaleza. Movido a energia elétrica ou biodiesel, o ônibus emite até 90% menos substâncias poluentes e tem redução de 35% no consumo de combustível.

O coletivo começou a funcionar em regime experimental neste mês de fevereiro na Linha 075 – Campus do Pici/Unifor. Com a utilização do motor elétrico, o ônibus Hibribus emite menos ruído, garantindo conforto para os seus usuários, mas sem implicar em aumento no valor da passagem.

De acordo com Evaldo, todas estas mudanças demonstram um norte verde da gestão. “A prefeitura não apenas faz as mudanças necessárias na infraestrutura e mobilidade urbana, mas preocupa-se com as necessárias questões ambientais, seja pelo ônibus Hibribus, seja pela regulamentação de nossos parques urbanos, ciclovias e ciclofaixas”, concluiu.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)