Deputado condena “tentativa golpista” na Venezuela
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) ocupou a Tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (19), para uma avaliação dos acontecimentos na Venezuela que, desde o início de fevereiro, tem sido palco de protestos de opositores ao governo de Nicolás Maduro. “Temos que condenar as tentativas golpistas de desestabilizar os governos democraticamente eleitos, como está acontecendo neste momento na Venezuela”, afirmou o parlamentar.
Publicado 20/02/2014 15:24
De acordo com Ferro, os governos populares e progressivas tomaram o controle da América Latina e estão dando “nova feição da política” à região.
Para o deputado, “as manifestações na Venezuela são muitas delas incitadas pela Agência de Inteligência Americana (CIA), provocadas por agitadores profissionais para desestabilizar um País que é uma democracia sim. O governo foi eleito pelo voto popular. Hugo Chávez foi eleito pelo voto popular”, afirmou.
Ainda de acordo com Fernando Ferro, a ordem política e econômica mundial sofreu mudanças nos últimos anos e a hegemonia americana perdeu poder, inclusive em termos de economia, com o crescimento da China. “Isso repercute, de certa maneira, em algumas ações que se verificam por parte dos Estados Unidos em relação aos conflitos”, ressaltou.
“O que acontece hoje na Venezuela, por exemplo, tem algo a ver com os interesses da política do petróleo americano. A Venezuela é o Irã dos Estados Unidos na América Latina. Planejam, inclusive, intervenção militar”, avaliou o parlamentar do PT.
Nova ordem mundial
A mudança do quadro, acrescentou Fernando Ferro, “é que a nova ordem econômica mundial coloca novos atores em cena, como China, Índia e Rússia. O chamado BRIC hoje compõe outro grupo que estabelece outras relações políticas que já se manifestam no seu poderio econômico e na alteração desse xadrez mundial”, disse.
“Por isso, não estranhamos as tentativas de desestabilizar, de criar pânico e de provocar a desmoralização dos governos populares da América Latina. É uma estratégia, é uma tática política de hegemonia para combater os governos que não se submetem a essa lógica do império americano”, enfatizou Fernando Ferro.
O PT divulgou nota, na terça-feira (18), sobre a situação de conflito na Venezuela. Assinam a nota o presidente nacional do PT, Rui Falcão e a Secretária de Relações Internacionais do PT, Mônica Valente, condenando “os fatos e ações com vistas a desestabilizar a ordem democrática na Venezuela”, diz o texto.
Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara