Perpétua pede aumento na frequência do exame de Revalida 

Para garantir maior acesso dos estudantes brasileiros ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida), a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) encaminhou, nesta quinta-feira (20), aos ministérios da Educação e Saúde solicitação para que o governo federal aumente a frequência da aplicação do Revalida, que atualmente é feita somente uma vez a cada ano. 

A intenção da parlamentar (foto) é aumentar para três a quantidade de exames anuais. Desta forma, os estudantes poderão dispor de maior acesso e oportunidades de aprovação. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na primeira etapa do Revalida em 2013, menos de 10% dos candidatos foram aprovados na prova.

O Revalida é um exame nacional criado pelos ministérios da Educação e da Saúde para que brasileiros façam o reconhecimento de diplomas de Medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras. Atualmente, 20 mil brasileiros estudam Medicina na Bolívia, sendo seis mil acreanos.

“Hoje, o número de estudantes brasileiros que se forma em universidades estrangeiras é cada vez maior e isso demonstra que um único exame anual está defasado, necessitando o aumento destas oportunidades”, destacou.

Há 10 anos Perpétua Almeida vem cobrando alterações no processo de revalidação. “Não podemos mais fugir desse debate. Venho defendendo que precisamos discutir um programa nacional justo para o reconhecimento dos diplomas”, afirma a parlamentar.

Ela defende que os exames para validação de títulos sejam aplicados ao nível de graduação e não de especialização, como vem sendo feito hoje, e destaca que “quem tem dinheiro e não quer ir para o Revalida, desembolsa em torno de 40 a 100 mil reais e consegue validar diplomas. Portanto, quem tem dinheiro consegue, quem não tem vai para a fila do Revalida".

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida