De 9 mil profissionais no Mais Médicos, 89 deixaram o programa

O programa Mais Médicos conta atualmente com 9 mil profissionais, destes, 7.500 são cubanos, os demais são brasileiros ou de outros países. Nesta quarta-feira (19) o Diário Oficial da União publicou que houve 89 desistências, ou seja, menos de 1% dos médicos desistiram do programa.

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho

Médicos cubanos - Reprodução

Apenas quatro cubanos tiveram os registros cancelados, entre eles o médico Ortelio Jaime Guerra, que atuava em Pariquera-Açu, no estado de São Paulo, e foi embora para os Estados Unidos. A médica cubana Ramona Rodriguez não está na lista, pois o desligamento dela já havia sido formalizado antes.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, dos médicos estrangeiros desistentes, apenas cinco não justificaram a saída do programa. Os demais saíram por problemas pessoais ou doenças que requerem atendimento especial.

O maior índice de desistências está entre os profissionais brasileiros, 80 médicos pediram o desligamento do programa. Os cubanos desligados também tiveram seus registros provisórios cancelados e não poderão mais atuar como médicos no Brasil. Os registros tinham sido emitidos pelo Ministério da Saúde.

Do total, 80 são brasileiros, cinco estrangeiros inscritos individualmente e os quatro cubanos contratados por meio do acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde.

A expectativa é que em março o Mais Médicos seja avaliado e aumente o número de contratações. Ainda em dezembro do ano passado a presidenta Dilma Rousseff anunciou que pretende chegar a 13 mil médicos inscritos no programa. Aproximadamente dois mil profissionais cubanos ainda estão participando do Módulo de Acolhimento.

Matéria atualizada às 17h18 para acréscimo de informação