Vanessa destaca geração de empregos no Amazonas 

A cidade de Manaus foi a terceira que mais gerou empregos em 2013, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), informou nesta quinta-feira (20) a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Ao todo, foram 22,8 mil novos postos de trabalho e, segundo ela, esse número foi três vezes maior do que o registrado em 2012 e evidencia que a situação econômica do Brasil está melhor do que a oposição anuncia. 

 Segundo o Caged, disse Vanessa Grazziotin, os empregos foram gerados em diversos setores, com destaque para o da construção civil e o de eletroeletrônicos.

“Neste ano, nós teremos a Copa do Mundo. E geralmente durante a Copa do Mundo e nas vésperas da Copa do Mundo, o povo brasileiro, a população, as famílias brasileiras procuram trocar os aparelhos de televisores, trocar para uma maior, de uma qualidade de imagem melhor. E isso tudo tem ajudado muito o polo industrial de Manaus”, continuou a senadora.

Vanessa Grazziotin pediu ainda uma solução para a greve dos servidores públicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Os cerca de 400 funcionários do órgão lutam por um plano de carreira que os equipare aos servidores das agências reguladoras, disse a senadora.

Resultado positivo

O Brasil criou no mês de janeiro deste ano 29,6 mil vagas de trabalho com carteira assinada. Esse resultado é 2,4% superior ao registrado em igual período do ano passado. Os dados são do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados ontem.

Segundo o Caged, os 29.595 empregos do mês passado (dado preliminar e que, portanto, deve aumentar ao longo do ano) são o resultado de 1.778.077 contratações com carteira assinada, menos 1.748.482 demissões no período. O saldo desde janeiro de 2011, início do governo da presidenta Dilma Rousseff, é de 4.511.820 novos postos criados. A meta do governo Dilma é criar, ao longo de 2014, entre 1,4 milhão e 1,5 milhão de novos empregos.

Ainda, segundo o levantamento do Caged, o setor que mais contribuiu para o resultado de janeiro foi a indústria da transformação, que criou 38.516 postos. Na sequência está a construção civil, com 38.058 e o setor de serviços, com 24.681.

Também segundo o Caged, a maior parte das novas vagas criadas em janeiro foram nas regiões Sul e Centro-Oeste do país. Santa Catarina liderou a criação de empregos, com 18.317, seguido por Paraná, com 11.991, e Mato Grosso, com 10.264 novos postos.

Da Redação em Brasília
Com agências