Dilma fala de acordo com Mercosul para empresários da UE

A presidenta Dilma Rousseff participa nesta segunda-feira (24) em Bruxelas, na Bélgica, do 7º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia. Em declaração à imprensa após reunião plenária na sede do Conselho da União Europeia, a presidenta disse que se empenhará para levar adiante as negociações para a conclusão do acordo de associação entre Mercosul e União Europeia (UE).

Dilma participa de reunião Brasil-UE e fala sobre Mercosul - Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma afirmou que a conclusão do acordo será uma grande contribuição para a recuperação econômica do bloco, que é o principal parceiro comercial do país. As empresas europeias são as que mais transferem tecnologia e inovação ao Brasil e à América Latina, segundo a Comissão Europeia, e a UE é o principal destino das exportações e importações do Brasil.

A presidenta aproveitou para ressaltar que o país tem conseguido resistir “à mais profunda crise econômica desde 1929”, graças a uma combinação entre desenvolvimento social e política de crescimento econômico. “Ao mesmo tempo, realizamos transformação social nos últimos anos, com ascensão da classe média, aumento de renda, ampliação de mercado interno e oportunidade de investimento”, disse.

A presidenta também disse ter ficado surpresa com a contestação pela Europa na Organização Mundial do Comércio (OMC) de programas essenciais para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira, tais como os programas de desenvolvimento tecnológico Inovar Auto e de desenvolvimento sustentável da Zona Franca de Manaus.

Leia também:
Governo destina R$ 21 bi para financiar a agricultura familiar
Datafolha aponta vitória de Dilma com 47% dos votos no 1º turno

“Nesse último caso, assinalei ao lado europeu minha surpresa de que a Europa, região tão comprometida com questões ambientais, conteste uma produção ambientalmente limpa, que gera emprego e renda, e é instrumento fundamental para conservar a floresta amazônica. Iniciativas como a Zona Franca de Manaus contribuem para evitar o desmatamento e a consequente emissão de gases de efeito estufa.”

Bruxelas estima que o acordo UE-Mercosul aumentará em 12% as exportações brasileiras para o bloco europeu. A intenção dos europeus é negociar "com todo o grupo" do Mercosul, apesar das diferenças expressadas pelos membros do bloco sul-americano. “Reafirmei meu empenho de levar adiante também a conclusão, como já disse, do Acordo de Associação entre Mercosul e União Europeia. Nossa expectativa é que com a reunião técnica, prevista para 21 de março, possamos fixar a data para a troca de ofertas”, declarou Dilma.

Dilma chegou à capital belga no domingo (23), visitou o primeiro-ministro, Elio Di Rupo, e participou de jantar promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e pela Confederação Nacional da Indústria.

Assista ao vídeo com a declaração completa da presidenta:

Da Redação do Vermelho,
Com informações do Blog do Planalto e da Agência Brasil