Estados Unidos sofrem queda no setor de serviços e contratações

O crescimento do setor de serviços e o ritmo das contratações sofreram uma desaceleração em fevereiro nos Estados Unidos, o que despertou preocupações sobre a situação econômica do país, mostrou hoje um relatório especializado.

O material, elaborado pela firma de análise financeira Markit, apontou que o índice preliminar para o setor de serviços caiu a 52,7 pontos, de 56,7 em janeiro.

Os empregadores do setor continuaram contratando, mas a um ritmo mais lento. Por isso o componente de emprego caiu a 52 pontos, sua menor leitura desde princípios de 2013.

Segundo Makit, vários dados econômicos da nação sugerem que o clima frio que cobriu o país de neve prejudicou a atividade econômica, prejudicando desde setores como construção de casas até a produção fabril.

Tal situação poderia pesar nas cifras do primeiro trimestre de 2014. Servidores públicos da Reserva Federal dos Estados Unidos previram que o crescimento da economia se reduzirá neste ano principalmente devido a menores gastos de consumidores e empresas.

O Produto Interno Bruto estará um pouco acima de dois porcento, inferior a predições anteriores, influenciado também por uma modesta produtividade do trabalho.

Fonte: Prensa Latina