Paquistão: Diálogo entre governo e talibãs está paralisado

Acusações mútuas de violações a uma trégua tácita mantêm as negociações para a paz entre o governo e os talibãs paquistaneses estagnadas por mais de 10 dias.

Em meio a um pessimismo generalizado sobre a continuação do diálogo, meios de comunicação locais apontaram que, até onde se sabe, não houve sequer tentativas de contato entre as comissões que representam as partes.

Desde meados da semana passada, helicópteros do exército metralharam esconderijos talibãs nas regiões tribais próximas à fronteira com o Afeganistão. Fontes de segurança calculam em mais de meia centena as baixas fatais causadas aos rebeldes.

Estes se mantiveram atacando objetivos militares e governamentais, embora sem a mesma violência praticada há alguns dias.

No domingo dia 16, talibãs ativos na região tribal de Mohmand (noroeste) decapitaram 23 membros do Corpo de Fronteiras. Na quinta-feira anterior, tinham detonaram um ônibus policial na cidade de Karachi, no sul, com um saldo de 13 agentes mortos e mais de meia centena de feridos.

Em comunicados posteriores a esses e outros ataques, porta-vozes ou chefes do Tehrik-e-Taliban Pakistan apontaram que se tratava de represálias pelo assassinato de combatentes pelas mãos da polícia e dos Rangers em diferentes partes do país.

Independentemente de quem tenha violado a trégua implícita no processo, a verdade é que até agora as tentativas de entendimento se reduzem a uma primeira conversa entre as respectivas comissões no dia 10 de fevereiro, e que as partes parecem decididas a substituir o diálogo pacífico pela linguagem das armas.

Fonte: Prensa Latina