Brasil tem presença marcante no Festival de Berlim

O Festival Internacional de Cinema de Berlim terminou no último domingo (16) e a participação brasileira no evento foi uma das mais marcantes nos últimos tempos. Por meio de seus programas de apoio, a ANCINE ajudou a viabilizar diretamente a participação de 23 profissionais brasileiros no evento, entre representantes de seis filmes brasileiros exibidos no festival, um participante do Mercado de Coprodução da Berlinale, e de 15 representantes de produtoras independentes no European Film Market.

Hoje eu quero voltar sozinho - Reprodução

No campo dos prêmios, o grande destaque do cinema brasileiro na Berlinale foi, sem dúvida, a participação de "Hoje eu Quero Voltar Sozinho" na mostra Panorama. O longa de estreia do diretor Daniel Ribeiro, que tem o Fundo Setorial do Audiovisual entre seus principais investidores, foi agraciado com o Prêmio da Federação da Crítica Internacional – FIPRESCI de melhor longa-metragem da mostra e com o prêmio Teddy Bear, o urso dedicado aos filmes com temática LGBT. De quebra, também foi o segundo filme de ficção preferido pelo público da mesma mostra Panorama, conseguindo alcançar o raro feito de unir aprovação popular e da crítica. Os prêmios e a repercussão positiva das sessões ajudaram na venda dos direitos de exibição do filme para ao menos 14 países. No Brasil, o filme tem previsão de estreia para o dia 28 de março.

Os demais filmes brasileiros em exibição no Festival também tiveram recepção calorosa do público. Apresentado na Mostra Fórum, "Castanha", de Davi Pretto, teve sessões concorridas e debates interessados ao final. O mesmo aconteceu com "O Homem das Multidões", de Cao Guimarães e Marcelo Gomes, na mostra Panorama; e com os dois curtas-metragens "Fernando que ganhou um pássaro do mar", de Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr., e "Eu não digo adeus, digo até logo", de Giuliana Monteiro, todos aplaudidos pelo público.

As sessões oficiais de estreia de todos os longas-metragens brasileiros na Berlinale, assim como o encontro de produtores do dia 8, contaram com a presença ilustre da Embaixadora do Brasil na Alemanha, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Na quarta-feira, 12 de fevereiro, a Embaixada Brasileira em Berlim realizou uma recepção em homenagem aos participantes brasileiros do evento, que incluíram ainda o projeto "As Boas Maneiras", de Juliana Rojas e Marco Dutra, no Mercado de Coprodução, e onze participantes no Berlinale Talents, o prestigiado programa de residência do festival.

Fonte: Ministério da Cultura