Filmes brasileiros dão show em festivais internacionais

O Festival Internacional de Cinema de Miami, nos Estados Unidos, que acontece entre os dias 7 e 16 de março, e o Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia, de 13 a 19 de março, contarão este mês com doze filmes nacionais em suas programações.

Cena do filme Hoje eu Quero Voltar Sozinho - Reprodução

Até o momento já foram confirmados diversos apoios, para seis deles por meio do Programa de Apoio a Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuauis em Laboratórios e Workshops da Ancine, que contempla produções oficialmente convidadas a participar de 80 festivais ao redor do mundo.

Já na 31ª edição, o Festival de Miami selecionou para sua principal competição os longas-metragens "Deserto Nu", de Jorge Duran, que faz a sua estreia mundial no evento norte-americano; "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, e "O Homem das Multidões", de Cao Guimarães e Marcelo Gomes. Os dois últimos receberão apoio financeiro pelo programa da Ancine, e o filme de Fernando Coimbra contará ainda com a confecção de cópia legendada e o envio da cópia ao festival.

Também em competição, mas na categoria dedicada aos curtas-metragens, está "Graça", de Anna Clara Peltier. Finalizando a participação brasileira, serão exibidos em diferentes mostras, os longas "Tatuagem", de Hilton Lacerda; "Faroeste Caboclo", de René Sampaio; e "Cidade de Deus: 10 anos depois", de Cavi Borges e Luciano Vidigal.

Em Cartagena das Índias, na Colômbia, cinco filmes brasileiros fazem parte das competições oficiais do 54º Festival de Cartagena. "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, duplamente premiado no Festival de Berlim, disputa o prêmio de melhor filme na Competição Oficial de Longas-Metragens de Ficção. O filme vai contar com apoio financeiro, confecção e envio de cópia pelo programa de apoio da Ancine.

Fonte: Ministério da Cultura