Evaldo propõe nomear de Darcy Ribeiro escola de tempo integral

Antropólogo, educador, escritor e político, Darcy Ribeiro dedicou sua vida à educação e sua obra deixou importante marca na cultura brasileira.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara Municipal, apresentou nesta quinta-feira (27) o Projeto de Lei Ordinária 0054/2014, que denomina de Darcy Ribeiro uma das unidades educacionais de tempo integral ainda em construção no município de Fortaleza. Segundo Evaldo Lima, “Darcy Ribeiro foi um pioneiro na implantação do ensino integral no Brasil e defendia que o país só poderia crescer de verdade se investisse na educação gratuita e de qualidade para o seu povo”.

Na justificativa para o projeto, o vereador comunista ressaltou a trajetória de Darcy Ribeiro, um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, lembrou a atuação do educador mineiro como Ministro da Educação do Presidente João Goulart e destacou as ações por ele desenvolvidas como vice de Leonel Brizola à frente do governo do estado do Rio de Janeiro, ao criar e dirigir a implementação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), iniciativa que foi precursora das atuais escolas de tempo integral.

Para Evaldo Lima, a escolha do nome de Darcy Ribeiro para batizar uma das novas escolas de tempo integral em Fortaleza é uma forma de valorizar o legado do intelectual que dedicou grande parte da sua vida e obra ao fortalecimento da educação. “Esta é uma justa homenagem a um dos grandes nomes da vida pública brasileira, um homem de ação que sonhava em mudar a lógica da educação no Brasil, com estrutura e professores preparados para atender a todos os estudantes, em especial aqueles de origem mais humilde”.

Escolas de tempo integral em Fortaleza

Seis escolas de tempo integral já estão em funcionamento em Fortaleza, beneficiando cerca de 2.300 alunos. O objetivo da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, é entregar mais 29 escolas de dois turnos até o final da gestão, perfazendo um total de 35 unidades em todas as Regionais da cidade. A partir de uma nova concepção, as escolas de tempo integral oferecem para os estudantes atividades complementares em salas temáticas, refeitório, auditório, biblioteca, laboratórios de informática educativa e de língua estrangeira.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)