Justiçamentos são a barbárie no Brasil, alerta ministra

Para a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), a onda de "justiçamentos" no País "representam a barbárie no Brasil e nos afastam de vivermos em um país que possa superar problemas". O tema foi abordado durante o lançamento da Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, no Rio.

"Devemos cobrar a responsabilidade do Estado e da Justiça, que está preparada para ouvir o contraditório e oferecer o direito de defesa. Uma vez que o cidadão ocupa o lugar do Estado e pensa estar sendo justo, ele se transforma em alguém que comete um crime. Quando alguém se arvora na condição de fazer justiçamento, tira o direito de defesa do outro".

Ela destacou os casos do jovem negro de 15 anos preso nu a um poste no Flamengo com uma trava de bicicleta e de outro adolescente, também negro, de 17 anos que teve mãos e pés amarrados em Botafogo.

"As formas (de justiçamento) que são utilizadas relembram o período da escravidão no Brasil". Rosário fez um alerta à população: "As pessoas que querem aparecer diante da sociedade como justiceiros, na verdade, estão cometendo crimes e a lei deverá responsabilizá-las de forma exemplar".

Fonte: Agência Brasil