Déficit comercial dos EUA ampliou-se em janeiro

O déficit comercial dos Estados Unidos ampliou-se em janeiro, mês no qual as importações e as exportações cresceram 0,6 por cento, segundo informou nesta sexta-feira (7) o Departamento de Comércio.

O indicador situou-se em 39,1 bilhões de dólares, superior aos 39 bilhões de dezembro de 2013.

A entidade detalhou que as exportações à China caíram 20,8 por cento, ampliando um desequilíbrio comercial considerado politicamente delicado da nação do norte com o gigante asiático.

As importações esse país cresceram 1,7 por cento, enquanto as exportações às 27 nações da União Europeia subiram 3,1 por cento.

Uma moderação na demanda interna e uma acumulação de inventários por parte das empresas provavelmente conterão o incremento das importações no primeiro trimestre de 2014.

O comércio contribuiu para cerca de um ponto percentual à taxa de crescimento anualizada de 2,4 por cento do quarto trimestre de 2013 como as exportações elevaram-se a seu ritmo mais veloz em três anos.

No entanto, o dado do comportamento do Produto Interno Bruto, revisado para baixo, foi pior do que o previsto pelos especialistas, o que evidenciou a cautela dos consumidores a gastarem em um país onde esse componente representa 70 por cento da atividade econômica.

Outros fatores da queda foram a desaceleração da acumulação de inventários e das despesas do governo.

A entidade acrescentou que para o conjunto de 2013 o medidor avançou 1,9 por cento depois do 2,8 de 2012.

Fonte: Prensa Latina