Estados Unidos aumentam presença militar na Espanha

A Espanha autorizou nesta sexta-feira (7) o aumento da presença de militares e equipamentos dos Estados Unidos na base de Morón e anunciou sua participação em uma nova missão da União Europeia (UE) na República Centro-africana.

O Conselho de Ministros renovou por um ano o acordo que venceria no próximo mês de abril, e elevou de 550 para 850 militares, que poderiam chegar a 1.100 em certos períodos, a quantidade de norte-americano autorizados na base de Morón, Andaluzia.

Além disso foi autorizado o aumento de 6 para 12 aeronaves de transporte MV-22 (Osprey) para a força de reação rápida estadunidense, elevou-se de dois para quatro os aviões de reabastecimento KC 130j (Super Hércules) e acrescentou-se uma aeronave de apoio como novidade.

O acordo prevê a realização de exercícios de treinamento conjunto com o Exército espanhol, segundo detalhou em uma coeltiva de imprensa o ministro de Defesa Pedro Morenés.

A presença militar norte-americana na Espanha é autorizada nessa base e na de Rota, também na região autônoma da Andaluzia, no sul do país, onde se instalaram recentemente componentes do escudo antimíssil dos Estados Unidos.

A decisão de estender e ampliar o convênio foi tomada conforme com as relações bilaterais e a participação da Espanha na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), expressou Morenés.

A nova petição, acrescentou, está ligada à situação de instabilidade do norte de África que afeta os interesses dos Estados Unidos e indiretamente da Espanha.

Acrescentou que como se trata de uma petição de caráter temporário não há necessidade de se alterar o convênio.

Como parte da missão da UE na República Centro-africana, a Espanha anunciou que contribuirá nesse mês com um destacamento aéreo com meia centena de soldados e um avião do tipo Hércules.

Fonte: Prensa Latina