Grécia fechou 2013 com 27,5% de desemprego

As drásticas medidas de arrocho na Grécia prejudicaram a criação de postos de trabalho durante 2013, quando aumentou a taxa de desemprego, segundo mostrou nesta quinta-feira a Autoridade grega de Estatísticas (Elstat).

Os dados oferecidos, após terem sido ajustados sazonalmente, mostraram um índice de desemprego de 27,5 por cento, o que supõe 1,2 pontos acima do registro obtido em dezembro de 2012.

Concretamente, o número de pessoas sem trabalho aumentou cerca de 50 mil, durante o ano passado, subindo para 1,349 milhão, mas durante o mesmo período também se registrou uma queda de 99 mil trabalhadores com emprego, o que indica que não só não são criados novos postos de trabalho como também são perdidos os existentes.

Por gênero, o desemprego afeta 24,5 por cento dos homens e 31,6 por cento das mulheres. Quanto ao critério etário, o setor da juventude continua sendo o que mais sofre as consequências das políticas neoliberais já que 55,5 por cento dos menores de 25 anos estão sem trabalho.

Territorialmente, as províncias do norte são as mais castigadas e em duas delas, Épiro e Macedônia Ocidental, o índice de desemprego supera 30 por cento.

Prensa Latina