Jandira Feghali: As Mulheres do PCdoB 

São muitas as bravas mulheres que sofrem e ousam superar dificuldades enfrentadas no cotidiano da vida. As mulheres que fizeram opção pelo PCdoB muito orgulham e honram o nosso partido com suas lutas, sonhos e convicções. Nossas companheiras de partido, em todos os cantos do país, são exemplo vivo da força da mulher brasileira. Nos mais diversos campos e frentes levam a nossa legenda, a defesa da igualdade de gênero e a afirmação do socialismo. Com altivez e dedicação.

Por Jandira Feghali*

Jandira Feghali: As Mulheres do PCdoB - Richard Silva

No Congresso Nacional somos sete: as deputadas Alice Portugal, Jandira Feghali, Jô Moraes, Luciana Santos, Manuela d’Ávila, Perpétua Almeida e a senadora Vanessa Grazziotin. Eleitas pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Acre e Amazonas.

Como todas as brasileiras buscamos saltar os obstáculos diários da dupla e até tripla jornada para ecoar no Legislativo as vozes das mulheres que, apesar de maioria na população, ainda não encontram na sociedade a almejada e merecida igualdade de direitos, nem mesmo na representação parlamentar onde somos menos de 10%.

Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, reiteramos a necessidade de avançar em pautas essenciais. Defendemos a jornada de 30 horas para a enfermagem, categoria composta em sua grande maioria – quase 90% – por mulheres; apoiamos uma regulamentação da PEC das domésticas voltada à garantia dos direitos duramente conquistados; lutamos por uma reforma política que abra este mundo, ainda predominantemente masculino, às mulheres, com financiamento público de campanhas e participação efetiva das mulheres no processo eleitoral; exigimos a implementação rigorosa da Lei Maria da Penha, um marco no combate à violência doméstica contra a mulher; combatemos todas as formas de preconceito; queremos atendimento integral à saúde, com a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; educação qualificada; e a ampliação da presença no mercado de trabalho, com espaços de comando, igualdade de oportunidades e remuneração.

As sete mulheres do PCdoB no Congresso Nacional estarão unidas nestas lutas, junto a tantas outras parlamentares de diversos partidos e, particularmente, junto às mulheres espalhadas por este Brasil tão nosso, mas por vezes tão distante das nossas possibilidades e desejos. Vamos continuar integrando anseios e realidade, buscando caminhar vitoriosamente em nossas lutas!

*É deputada federal pelo PCdoB do Rio de Janeiro e líder do Partido na Câmara dos Deputados