Câmara tem programação pelo Dia da Mulher durante todo o mês 

Como parte da programação para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados , coordenada pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), organizou diversas comemorações alusivas ao dia 8 durante todo o mês de março. 

Câmara tem programação pelo Dia da Mulher durante todo o mês - Agência Senado

Nesta terça-feira (11), está previsto um ato de apoio à inclusão na pauta do Plenário do projeto que permite que as mulheres policiais se aposentem depois de 25 anos de contribuição à Previdência Social, desde que estejam há pelo menos 15 anos na carreira. O evento será no Hall da Taquigrafia, às 14 horas.

Às 17 horas, também da terça, o programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Câmara lança a publicação "Reflexões sobre Diversidade e Gênero", da Edições Câmara. O lançamento será precedido de palestra da deputada Iriny Lopes (PT-ES) sobre a busca de igualdade no mundo do trabalho.

Na quarta-feira (12), a bancada feminina reúne-se, às 17 horas, com os vencedores da 2ª edição do Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha. Em seguida, será realizada a cerimônia de premiação da mostra, às 18 horas, no Salão Nobre da Câmara.

Mais Mulheres no Poder

No dia 18, no Hall da Taquigrafia, a Secretaria da Mulher da Câmara lança a plataforma “Mais Mulheres no Poder”, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O documento é uma iniciativa conjunta do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e da bancada feminina do Congresso Nacional.

A publicação tem como objetivo aumentar a presença de mulheres nos espaços de poder e decisão, além de apresentar princípios orientadores que poderão ser incorporados nas plataformas de candidatas e candidatos nas próximas eleições.

Diversos temas serão debatidos, como igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica; educação para igualdade e cidadania; saúde integral das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as cidadãs; fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

Também são abordados temas com desenvolvimento sustentável com igualdade econômica e social; direito à terra com igualdade para as mulheres do campo e da floresta; cultura, esporte, comunicação e mídia; e enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia.

Sessão solene

A programação pelo Dia Internacional da Mulher se estende até a semana seguinte com palestras e outras atividades. As comemorações serão encerradas no dia 25 de março, às 11 horas, com uma sessão solene do Congresso Nacional.

Durante a sessão solene será entregue o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. O prêmio, que está em sua 13ª edição, foi instituído pelo Senado como forma de homenagear mulheres que atuam na defesa de causas femininas e em questões de gênero. A sessão solene será realizada no plenário do Senado Federal.

Da Redação em Brasília
Com informações da Secretaria da Mulher