UBM saúda Congresso da Federação das Mulheres Cubanas

Em nota, a  União Brasileira de Mulheres (UBM) saudou a realização do Congresso da Federação das Mulheres Cubanas (FMC), realizado entre os dias 7 e 8 de março em Havana. O texto das feministas ressalta que o "congresso se realiza num momento em que as mulheres em todo o mundo realizam atos e movimentos de luta e de reafirmação dos direitos sociais e humanos marcando o dia 8 de março – dia Internacional da Mulher"

O texto ressalta também o protagonismo das cubanas: "as mulheres e os trabalhadores brasileiros amantes da paz são imensamente gratos ao povo cubano pelo internacionalismo de sua Revolução e pela ajuda desinteressada à vitória das causas mais nobres da humanidade".

Leia a nota na íntegra:

É com alegria e emoção que a União Brasileira de Mulheres – UBM, filiada à FDIM, saúda o Congresso da Federação das Mulheres Cubanas (FMC) em um momento de crise do capitalismo, crise econômica e financeira que se entrelaça com a energética, a alimentar, a ambiental e agrava enormemente as contradições econômicas e sociais e carregam imenso potencial de gerar conflitos, porquanto não se pode descartar em tal ambiente os intentos de impor saídas conservadoras, práticas fascistizantes, militaristas e belicistas.

A UBM reafirma destacadamente seu compromisso e seu protagonismo na luta pela emancipação das mulheres em todo o planeta, no combate ao machismo e ao patriarcado e em defesa dos avanços sociais para todas as mulheres e o povo e na defesa da solidariedade internacional.

O Congresso se realiza num momento em que as mulheres em todo o mundo realizam atos e movimentos de luta e de reafirmação dos direitos sociais e humanos marcando o dia 8 de março – dia Internacional da Mulher

Nos solidarizamos e reafirmamos nosso compromisso com a libertação dos 5 heróis cubanos presos de forma injusta pelo imperialismo norte americano. Vimos com alegria o retorno de Fernando à sua terra.

Continuaremos levantando a bandeira pela libertação das mulheres e dos povos e exigimos de Obama a libertação de todos os cubanos injustamente presos.

Desejamos que o Congresso reafirme as conquistas das mulheres cubanas e de todos os trabalhadores e transmitimos nossa solidariedade à Revolução Cubana, pelo fim do bloqueio imperialista.

As mulheres e os trabalhadores brasileiros amantes da paz são imensamente gratos ao povo cubano pelo internacionalismo de sua Revolução e pela ajuda desinteressada à vitória das causas mais nobres da humanidade.

A UBM em seus 25 anos de luta, inspira-se no exemplo de heroísmo e de resistência das mulheres e do povo cubano. Nesta ocasião reafirmamos nossas convicções, nosso compromisso e nossa luta.

Viva as mulheres cubanas!

Viva o Povo Cubano!

Viva a Luta pela Paz e a Solidariedade Internacional!

Elza Maria Campos – Coordenadora Nacional da União Brasileira de Mulheres – UBM

Da Redação do Portal Vermelho,
com informações da IBM