Dilma vai receber jogadores de futebol vítimas de racismo

A presidenta Dilma Rousseff vai receber na quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, representantes do movimento negro e dois jogadores de futebol vítimas de preconceito racial. Irá conversar com o volante do Cruzeiro, Paulo César Nascimento, o Tinga, e Marcos Arouca da Silva, o santista Arouca.

Tinga foi vítima de racismo em jogo no Peru

No domingo (9), pelo Twitter, Dilma lamentou os episódios de racismo contra Arouca e o árbitro Márcio Chagas da Silva, que também foi vítima de ofensas por ser negro. Antes, a presidenta havia manifestado solidariedade a Tinga. "É inadmissível que o Brasil, a maior nação negra fora da África, conviva com cenas de racismo", disse.

Dilma disse que o governo brasileiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) estão se mobilizando para que a Copa do Mundo do Brasil sirva para combater o preconceito. "Estou convidando líderes religiosos do mundo a enviarem manifestações contra o racismo e pela paz”, escreveu a presidenta em sua conta pessoal no Twitter.

Arouca foi chamado de macaco por um torcedor, após uma partida pelo Campeonato Paulista, em Mogi Mirim, no interior de São Paulo.

O árbitro Márcio Chagas da Silva também foi chamado de macaco e teve bananas deixadas por torcedores em seu carro, depois de apitar a partida entre Esportivo e Veranópolis, em Bento Gonçalves (RS).

Tinga foi vítima de racismo durante uma partida disputada no Peru pela Copa Libertadores da América. Sempre que Tinga tocava na bola, a torcida peruana fazia sons imitando macaco.

Rio decide por feriado em jogos da Copa

Os dias em que houver jogos da Copa do Mundo no Rio de Janeiro serão feriados municipais. O decreto estabelecendo a medida foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira. Pelo decreto, serão feriados parciais os dias 18 e 25 de junho e feriado integral o dia 4 de julho.

O objetivo é reduzir o fluxo de veículos nas ruas e facilitar o deslocamento dos torcedores para o Maracanã, onde serão disputadas as partidas. O feriado será a partir do meio-dia nos dias 18 e 25 de junho, que caem na quarta-feira.

No dia 18, jogam Espanha e Chile e, no dia 25, Equador e França. Já na disputa de quartas de final, no dia 4 de julho, que cai em uma sexta-feira, o feriado será integral.

Na três datas, entretanto, funcionarão normalmente os órgãos essenciais, como postos de saúde e hospitais, e os serviços de transporte público. Comércio de rua, bares, restaurantes, shopping centers e centros culturais poderão abrir.

A cidade receberá sete partidas da Copa, incluindo a final da competição, mas quatro delas cairão no fim de semana, não necessitando, portanto, de decretação de feriado para facilitar a ida dos torcedores ao estádio.

Fonte: Agência Brasil