Renato Ramos: Todas as cores do futebol contra o racismo

Na derrota do Cruzeiro para o Real Garcilaso no Peru um fato lamentável de racismo contra o jogador Tinga revoltou a todos, ao entrar no lugar do jogador Ricardo Goulart no segundo tempo a torcida Peruana começou a ofender e imitar um macaco cada vez que o brasileiro tocava na bola.

Por Renato Ramos*

A manifestação do atleta que declarou após o jogo que trocaria todos os títulos já conquistados pelo fim do racismo foi tão forte que cativou emocionou a todas as torcidas do Brasil. Desde então quase todas as torcidas brasileiras iniciaram grandes manifestações de apoio principalmente pelas redes sociais.

Uma das primeiras manifestações de apoio nas redes sociais veio inclusive de quem se menos esperava: da torcida do maior rival do Cruzeiro, a torcida do Atlético-MG. Com a frase #fechamoscomtinga o torcedor do Galo mineiro iniciou uma disparada de manifestações.

Torcedores de times de todos os estados brasileiros começaram a compartilhar imagens nas redes sociais com os símbolos de seus clubes nas cores preto e branco, na sua maioria com a frase #fechamoscomtinga. Atlético-MG, Atlético-PR, Joinville-SC, Santo André-SP,Corinthians, Santos, Bahia, Vitória, Remo, todas as cores na mesma batida contra o preconceito e a intolerância que ainda existe em nossa sociedade.

A torcida do XV de Piracicaba fez questão de divulgar a imagem de uma das bandeiras que mais orgulha a torcida Quinzista, de homenagem ao grande Zumbi dos Palmares.

Para as próximas rodadas dos campeonatos estaduais são esperadas manifestações de apoio ao jogador Tinga e de combate ao racismo em todos os estádios e torcidas do futebol brasileiro, tanto por parte de torcedores tanto de atletas.

*Renato Ramos é membro da direção municipal do PCdoB de Santo André – SP, Membro da direção do CES (Centro de Estudos Sociais e Sindicais 1º de Maio, Membro do conselho municipal de turismo de Santo André e fundador da Torcida Fúria Andreense.

(título original "Todas as cores do futebol brasileiro se manifestam contra o racismo" alterado por redação Vermelho)