Grafite e arte no Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou o Decreto GrafiteRio, que regulamenta a arte do grafite, que prevê a criação do Conselho Carioca do Grafite, a implantação de Células de Revitalização, o apoio à ferramenta web StreetArtRio e a instituição do Dia do Grafite, a ser comemorado em 27 de março, mesma data usada em São Paulo em homenagem a Alex Vallauri, um dos precursores do grafite no Brasil, que faleceu em 27 de março de 1987.

Grafite no Rio

O presidente do Instituto EixoRio, Marcelo Dughettu, explica que o decreto foi elaborado em parceria com os artistas e não tem a intenção de ser um instrumento para restringir a atuação deles e sim criar um documento oficial dentro do poder público que oriente os outros órgãos, dando um entendimento maior do que essa arte representa para a cidade.

“O decreto vem muito mais como um ato simbólico para que a gente mostre que a prefeitura já entendeu o que isso representa para a cidade, para que a sociedade civil respeite o movimento dos grafiteiros e passe a ser parceira disso, para que os órgãos públicos tenham mais critérios na hora de atuar, seja na limpeza ou na conservação de uma determinada área, respeitando um pouco mais essa atividade e que as empresas, de uma maneira geral, fiquem mais confortáveis inclusive para apoiar e patrocinar eventos e ações que envolvam a arte urbana na cidade”.
Para Marcelo Ment, nome de destaque no cenário carioca,  o grafite e a pichação são efeitos colaterais do tipo de sociedade em que se vive. “O homem sempre se expressou nas paredes. Se você for entrar numa questão antropológica, o cara antigamente desenhava o cotidiano dele ali caçando, desenhava isso nas paredes, eu acho que isso continua até hoje. Hoje em dia é uma coisa muito mais de uma assinatura pessoal, o cara vai para a rua assinar o nome dele, é um efeito colateral de tudo. Antigamente não existiam prédios, hoje em dia existem prédios, antigamente não existiam pontes, hoje em dia existem pontes, os suportes mudam”.
Fonte: Direto da Redação