Sepromi realiza Fórum sobre Promoção da Igualdade Racial

Termina nesta sexta-feira (14/03) o 10º Fórum Estadual de Gestores de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que teve início ontem (13), no Bahiamar Hotel, Jardim Armação, em Salvador. O Encontro reúne representantes de 80 municípios baianos em painéis temáticos, debates e apresentações de ações e planejamentos.

Coordenado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), o Fórum, cuja primeira edição começou em 2007, além de discutir políticas públicas, reúne gestores municipais e apresenta os resultados das rodadas de encontros realizados nas Conferências de Promoção da Igualdade Racial em 2013.

Na pauta, a aprovação do Estatuto Estadual da Igualdade Racial; a implementação da Política Estadual para o Empreendedorismo Negro; ações de Enfrentamento a Violência contra a Juventude, tendo como principal ação o Plano Juventude Viva; ação continuada de fortalecimento institucional dos órgãos de promoção da igualdade racial e estabelecimento de mecanismos que efetivem o direito de acesso à terra dos povos e comunidades tradicionais.

Programação

Nesta sexta-feira, está em discussão o Plano de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra, denominado de Juventude Viva. A iniciativa chega a 20 municípios do Estado, com ações de vários ministérios e recursos federais de cerca de R$ 200 milhões. O Plano visa reduzir e prevenir a violência contra a juventude negra, priorizando os municípios que, em 2010, concentraram 70% dos homicídios de jovens negros entre 15 e 29 anos.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Sepromi