Dilma sobrevoa áreas atingidas pela cheia do Rio Madeira 

A presidenta Dilma Rousseff chegou a Porto Velho às 9h50 da manhã deste sábado (15). Ela sobrevoará as áreas atingidas pela cheia histórica do Rio Madeira, e deverá ir até a fronteira com o Acre. A presidente desceu do avião e embarcou imediatamente em um helicóptero da Força Aérea Brasileira. A agenda também prevê reunião com o governador Confúcio Moura, outras autoridades locais e representantes das usinas hidrelétricas do Madeira. 

A presidente Dilma Rousseff chega a Porto Velho - Foto: Gaia Quiquio/G1

A cota do Rio Madeira chegou a 19,12 metros neste sábado, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), ultrapassando em mais de um metro a marca histórica registrada em 1997 de 17,52. Segundo o tenente coronel Demargli Farias, da Defesa Civil Estadual, há 2.478 famílias fora de suas casas na capital, distritos e nas cidades que enfrentam situação de emergência . Esse relatório inclui as 203 famílias que habitavam o eixo das BR´s nas cidades de Jacy-Paraná, Fortaleza do Abunã e o distrito de Abunã. "No geral, trabalhamos com uma estimativa de que haja 12,5 mil pessoas em abrigos ou na casa de parentes", afirma Farias.

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, reconheceu, no dia 27 de fevereiro, em Porto Velho, que a cheia do Rio Madeira é o maior desastre natural da Amazônia. “Trago esta notícia avalisada pelos técnicos do governo. Realmente, vejo um cenário bastante crítico”, disse o ministro. O Prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, esteve em Brasília na terça-feira (11) para garantir recursos federais para a reconstrução do município, atingido pela maior cheia da história do Rio Madeira. Além disso, ele espera o reconhecimento de estado de calamidade pública, decretado no dia 27 de fevereiro. 

Fonte: G1