Câmara pode sediar em agosto 1ª maratona hacker internacional 

A Câmara dos Deputados estuda a possibilidade de sediar, em agosto, a primeira maratona hacker internacional de poderes legislativos. O evento deverá ocorrer em Brasília, de 6 a 8 de agosto, durante o G-20 Parlamentar, encontro de deputados e senadores dos 20 países mais ricos do mundo. 

O coordenador do G-20 Parlamentar, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), convidou os participantes do Laboratório Hacker da Câmara para trabalhar junto com a organização do evento.

O Laboratório Hacker é um espaço aberto para programadores e desenvolvedores de informática que trabalham com software livre. Sua criação foi aprovada pelo Plenário da Câmara em 2013, para estimular a participação das pessoas em projetos de transparência.

O laboratório foi uma consequência da Maratona Hacker realizada no ano passado, quando especialistas em informática foram reunidos pela Câmara para desenvolver programas e aplicativos que aproximassem o cidadão da atividade parlamentar.

A maratona hacker internacional deverá mobilizar hackers e desenvolvedores do mundo inteiro para construir aplicativos de transparência e interatividade junto com os parlamentares brasileiros e estrangeiros presentes ao encontro.

O deputado Cândido Vaccarezza fala sobre os tipos de aplicativos que podem ser desenvolvidos: “Não tem limite. Isso é um debate de ideias. Quer ver um tema importante? Como é que uma pessoa pode, ao mesmo tempo em que está se debatendo um projeto aqui na Câmara, interferir na elaboração desse projeto. Hoje, com a internet, nós podemos. Então esse é um momento importante da democracia brasileira.”

Da Redação em Brasília
Com agências