Dilma empossa seis novos ministros 

Com agradecimentos aos que deixavam o cargo e votos de boa sorte aos que assumem, a presidenta Dilma Rousseff comandou, em solenidade, nesta segunda-feira (17), no Palácio do Planalto, a posse dos novos ministros do Desenvolvimento Agrário; das Cidades; da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Pesca e Aquicultura; do Turismo; e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Dilma empossa seis novos ministros - Presidência da República

“Boa sorte a todos e a cada um de vocês. Àqueles que saem muito sucesso! Aos que chegam muito trabalho! Tenho certeza que vocês darão continuidade aos projetos tocados pelos antecessores e acrescentarão as suas marcas e mostra da competência pessoal”, disse a presidenta, destacando entre os trabalhos o acolhimento profissional e caloroso dos turistas que vêm ou transitam pelo Brasil.

Segundo a presidenta, “o povo brasileiro é sábio e percebe quem está do lado dele. Esses ministros que saem e os que entram estão ao lado do povo brasileiro”, acrescentando que “os novos ministros trazem para o governo trajetórias profissionais e experiências que muito vão contribuir para o nosso trabalho”.

“Deixamos de ser o país do futuro, e esses brasileiros que aqui estão são responsáveis por a gente estar construindo o Brasil do presente”, disse, para enumerar em seguida os trabalhos que estão sendo realizados pelo governo federal nas várias áreas que tiveram os seus titulares trocados.

Para Dilma Rousseff, “2014 será um ano de realizações na agropecuária, na agricultura familiar, na pesca, na melhoria da mobildade urbana nas cidades (…). Temos muito a fazer e os nossos desafios têm a consistência de enxergar um Brasil muito melhor”.

A mudança nos ministérios, que atende a lei eleitoral, foi anunciada na última quinta-feira (13). Os novos ministros substituem integrantes do governo que deixam seus cargos para se candidatar às eleições de outubro deste ano.

Novos ministros

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, ocupado por Pepe Vargas, terá como titular o ex-presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, que já ocupou a pasta no governo Lula.

Na pasta das Cidades, o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, substitui Aguinaldo Ribeiro.

Clelio Campolina Diniz, reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é o novo titular da Ciência e Tecnologia no lugar de Marco Antonio Raupp.

Já o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) ocupa o Ministério da Pesca e Agricultura, que vinha sendo conduzida pelo senador Marcelo Crivella, também do PRB fluminense.

Neri Geller, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, substitui Antônio Andrade na pasta.

E para o lugar de Gastão Vieira no Ministério do Turismo, a presidenta empossou o gerente de assessoria internacional do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vinicius Nobre Lages.

De Brasília
Márcia Xavier
Com agências