Caravana da UJS pelo Brasil tem nova data

A União da Juventude Socialista irá promover a caravana “As lutas populares que construíram o Brasil”, a atividade será dividida em duas etapas e terá como tema duas importantes lutas do século XX: “Coluna Prestes” e “Guerrilha do Araguaia”.

A primeira parte da caravana terá inicio no dia 16 de abril na cidade de Palmas (TO) e se encerrará no dia 21 de Abril na cidade de Marabá (PA).

O objetivo da atividade é trabalhar com o conceito de identidade nacional, o território brasileiro e a democracia que foi forjada com a contribuição das diversas lutas populares que tivemos no Brasil, demonstrando o papel protagonista do povo na história do país. Essa caravana faz parte de um projeto de formação da UJS que consiste em realizar atividades nos locais onde aconteceram as lutas populares do Brasil para reforçar a importância do militante da entidade em conhecer de perto o palco das lutas que aconteceram por uma nova estrutura de sociedade. Na organização da atividade estão o CEMJ e a Fundação Mauricio Grabois.

Para Eusébio Jorge, presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), e um dos organizadores da caravana, essa “é uma atividade que vai levar para regiões não muito conhecidas do Brasil líderes juvenis de diversas partes do país, e isso é algo semelhante ao que aconteceu na Coluna Prestes e na Guerrilha do Araguaia. O objetivo é saber mais sobre essas regiões, entender quais são as carências e o que requer mais atenção do Estado”.

Para o dirigente do CEMJ a Coluna Prestes foi apresentar para os militares o que era o Brasil e “se depararam com um país que era muito diferente dos grandes centros, um Brasil carente. Com coronelismo, situações de sub emprego, análogos ao trabalho escravo, e isso não foi diferente do que foi visto no Araguaia, eles não foram apenas lutar por democracia foram também para compartilhar com a comunidade experiências e levar algum tipo de assistência”.

Euzébio relembra ainda que existem diversos relatos de partos feitos por guerrilheiros, que também ajudaram nas colheitas entre outras tarefas cotidianas “elevando a assim a qualidade de vida da população local”.

Além de apresentar o país para jovens líderes juvenis, a caravana tem o objetivo de iniciar um processo que tende a se repetir por todo Brasil, que é, segundo o presidente do CEMJ, a ideia de “levar líderes juvenis para regiões onde aconteceram lutas do povo e que ajudaram a construir a nossa história. A ideia é ir e apresentar outra parte do Brasil para esses jovens, mas também conseguir levar algum tipo de conhecimento formal. Uma verdadeira interação entre a vida cotidiana com o conhecimento acadêmico através de palestrantes, e também integrar a experiência dos movimentos sociais com o poder público que estarão expressos em parlamentares e gestores públicos que podem transformar alguns destes debates em políticas públicas”.

Informações

– As inscrições vão até o dia 20 de março. Os interessados deverão enviar solicitação de inscrição na caravana para o email [email protected]. É preciso enviar nome completo, cidade, estado, área de atuação dentro da militância, idade e ano de filiação.

– Os inscritos formarão uma lista que será apreciada pela executiva nacional da UJS, que a partir de critérios de representatividade regional, mesclando entre novos militantes e militantes antigos e respeitando a política de promoção de jovens mulheres aprovará uma lista de 40 nomes titulares aptos a participar da atividade e 40 suplentes a ser publicada no dia 21 de março.

– Haverá uma taxa de inscrição de R$ 200,00, os selecionados terão até o dia 28 de março para pagar, ficando a direção a partir desta data autorizada a fazer a substituição do nome titular por um nome da lista de suplência. 

A taxa deverá ser depositada na conta da UJS e o número será enviado via e-mail para os selecionados.

-Para que a chegada dos participantes seja de forma tranquila e que não cause transtornos ao inicio da atividade, orientamos todos a chegarem na noite do dia 06 de abril, data onde já estará disponibilizado o alojamento.

– Será disponibilizado transporte terrestre a partir de Brasília – DF e da sede nacional da UJS. 

– Os casos omissos a este edital serão decididos pela executiva nacional da UJS. 

Fonte: UJS