Documentário uruguaio resgata cenas inéditas da Copa de 1950

O documentário Maracaná, dos uruguaios Andrés Varela e Sebastián Bednarik é mais que um registro histórico, um compilado de raridades. O filme que relata, com imagens inéditas, a final da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai foi lançado no último dia 10 no estádio Centenário em Montevidéu.

Final da Copa de 1950 - Reprodução

O filme nasceu do livro “Maracaná, la história secreta", do jornalista Atílio Garrido. Assim como no papel, a telona mostra o lado humano daquela final narrada por dois pontos de vista: dos vencedores uruguaios e dos derrotados brasileiros. Produtor do filme, Sebastián Bednarik diz nem saber como esse filme não tinha sido realizado antes.

Durante a vasta pesquisa para a realização do filme, Andrés e Sebastián viajaram o mundo e garimparam em várias fontes diferentes até encontrarem um tesouro: sete latas de filmes com imagens inéditas. São fotogramas e cenas que mostram a chegada das delegações para o mundial, as concentrações e treinamentos de Brasil e Uruguai, além de jogos e gols da seleção brasileira na primeira fase e também trechos das partidas da seleção uruguaia.

Os cineastas acharam novas imagens da final no Maracanã abarrotado de gente e vídeos da festa dos uruguaios na volta para casa.

Único sobrevivente entre os 22 jogadores que entraram em campo na partida de maior público da história das Copas, Gigghia, com 87 anos, teve o nome gritado em coro pelos presentes à sessão inaugural do filme que aconteceu no estádio Centenário, palco da final da Copa de 1930, quando o Uruguai conquistou sua primeira Copa.

Ainda não há previsão para o filme chegar ao Brasil. 

Confira o trailer:

Da redação do Vermelho com agências