Cinema brasileiro teve destaque em festivais internacionais

O cinema brasileiro teve grande destaque no Festival Internacional de Cinema de Miami, nos Estados Unidos, e no Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai, ambos encerrados neste domingo (16). Os maiores prêmios dos dois festivais foram para os brasileiros "O lobo atrás da porta" e "Tatuagem", respectivamente.

Cena do filme O lobo atrás da porta - Reprodução

No CinePunta, o Brasil ainda ganhou menções e prêmio do público. O longa "O lobo atrás da porta", de Fernando Coimbra, foi o grande vencedor do Festival de Miami, levando pra casa o Grande Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Diretor. O filme, já premiado no Festival de San Sebastián, no Festival de Havana e no Festival do Rio, participou do evento por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais.

No Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, três filmes nacionais estão entre os vencedores. O grande destaque do evento ficou por conta de "Tatuagem", longa-metragem de Hilton Lacerda, que também participou do evento graças ao programa de apoio da Ancine. O longa, um dos contemplados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), foi considerado pelo júri oficial o melhor filme do festival, ganhando também as estátuas de Melhor Ator (para Irandhir Santos) e Melhor Direção (para Hilton Lacerda), além de uma menção do júri jovem.

O público e o júri jovem também escolheram outras produções brasileiras: o vencedor do Prêmio El País para o Voto Popular foi o longa "Flores raras", de Bruno Barreto, que havia sido contemplado pela chamada Prodecine do FSA. Já o longa de animação "Até que a Sbórnia nos separe", dirigido por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.,também ganhou menção do júri jovem.

Fonte: Acine