SLU ensina sobre preservação do meio ambiente de forma lúdica

O teatro de fantoches, “Defensores do Planeta”, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), se apresentou sexta-feira (14), no Riacho Fundo I. O grupo foi uma das atrações que animaram o início do projeto “GDF junto com você”, do Governo do Distrito Federal, e o aniversário da cidade.

Os Defensores do Planeta ensinaram de maneira divertida e lúdica como preservar o meio ambiente, além de falar sobre os danos que a poluição pode causar. Ao final da peça, os atores convidaram duas crianças do ensino fundamental, para que pudessem aprender na prática como separar o lixo seco do orgânico.

Um dos integrantes do teatro, José Nildo, técnico em gestão do SLU, disse que o principal objetivo das apresentações é conscientizar a criança sobre a importância da preservação do meio ambiente. “A gente trabalha para que elas sejam adultos diferentes. Com certeza, no futuro, a natureza vai estar mais conservada. Mas nosso trabalho também tem surtido efeito nos adultos, pois muitos que assistem essa peça voltam pra casa revendo suas atitudes”, conta.

Ainda segundo José, o teatro já alcançou, aproximadamente, 100 mil crianças. “Foram muitas escolas visitadas, existem algumas que já nos apresentamos mais de uma vez. Isso vai gerando uma consciência. Muitas não jogam mais o lixo no chão, elas pegam o papel da bala e colocam no bolso”, completa.

O aluno Kaleb Trindade Martins, assim como os outros alunos, demonstrou ter absorvido tudo o que foi dito. “Eu aprendi a não jogar lixo no chão. Desde pequeno eu sou assim, porque os meus pais me ensinaram. A minha família já sabe, agora eu vou ensinar meus amigos”, declara Kaleb.

As escolas que tiverem interesse em convidar o grupo “Defensores do Planeta”, devem enviar um e-mail para [email protected]" ou [email protected]", solicitando uma apresentação.

Ouvidoria

O SLU também marcou presença no projeto “GDF junto com você” com um stand da Ouvidoria, para tirar as principais dúvidas da população sobre a coleta seletiva.

A equipe orienta como fazer a separação do lixo, atende as principais reclamações, repassa os horários das coletas e explica para onde o lixo recolhido é levado. Todos que passaram pelo local foram orientados e receberam material informativo.

A atendente da Ouvidoria, Ester Sousa Reis, informou que existe interesse por parte das pessoas sobre a coleta, mas, sabe que a implantação desse projeto é uma quebra de paradigma, e que a mudança vai ser gradual.

Uma das visitantes do stand, Maria da Conceição, também aprova esse novo momento no Distrito Federal. “A implantação da coleta seletiva no DF é muito importante, pois é preciso preservar o meio ambiente, mas as pessoas ainda não tem consciência. Porém, é como a técnica da ouvidoria disse, tudo passa por um processo de adaptação”, disse Conceição.

A ouvidoria do SLU vai estar com um stand em todas as regiões administrativas onde o projeto “GDF junto com você” passar. O intuito é tirar todas as dúvidas que a população possa ter e, assim colaborar com a implantação da coleta seletiva.

Fonte: Ascom / SLU