China reduz trâmites para a aprovação de bancos rurais

A autoridade reguladora bancária da China disse nesta quarta-feira (19) que simplificará os procedimentos para estabelecer bancos comerciais e cooperativas de créditos nas áreas rurais.

A Comissão Reguladora de Bancos da China (CRBC) disse que ao todo 13 procedimentos serão abolidos, incluindo as aprovações para nomeações de altos executivos, serviços de custódia de fundos dos bancos, e negócios de empréstimos garantidos com ações estipulados pelos novos regulamentos.

A entidade disse que as novas regras visam simplificar as condições para a criação de bancos comerciais e cooperativas de créditos na zona rural, assim como para facilitar a participação de todos os tipos de capital no desenvolvimento do sistema financeiro rural.

No entanto, o regulador disse que a atuação dos bancos, como o desenvolvimento estratégico e administração corporativa deles, será fiscalizada após sua criação.

No fim de janeiro, os ativos totais das instituições financeiras chinesas de pequeno e médio porte ficaram em 19,45 trilhões de iuanes (US$ 3,17 trilhões), representando 13,1% do total do setor bancário do país.

Fonte: Xinhua