Multidão de civis invade base ucraniana e expulsa militares

Um quartel-general da Marinha da Ucrânia, em Sebastopol, foi ocupado por uma multidão de moradores desarmados da região, que começaram a expulsar as tropas ucranianas ali alojadas.

Cerca de 30 militares da Marinha ucraniana foram obrigados a deixa o quartel em que estavam alojados, na cidade litorânea de Sebastopol, na Crimeia, na manhã desta quarta-feira (19).

Os civis que protagonizaram a ocupação do posto militar acompanharam os marinheiros até a rua. Os comandantes, que teriam se recusado a deixar seus postos foram em seguida detidos no quartel por autoridades da Crimeia.

O comandante do quartel, contra-almirante Serguei Gaiduk, foi detido porque "há perguntas que ele tem que responder", justificou a promotoria da Crimeia. "Os oficiais tentam conter a multidão. Há gente mascarada e outros não, mas não há homens armados", disse hoje Vladislav Selezniov, porta-voz do Ministério da Defesa ucraniana na Crimeia.

Segundo a mídia local, os manifestantes propuseram aos soldados ucranianos que se rendessem e se unissem ao povo da Crimeia. Do contrário, teriam que abandonar a base, a cidade de Sebastopol e a região.

Do Portal Vermelho, com agências