China e Índia reforçarão cooperação em trens modernos
A China e a Índia prometeram nesta quinta-feira (20) fortalecer sua parceria estratégica e a cooperação em áreas como urbanização, ferrovias e energia.
Publicado 20/03/2014 13:07
O compromisso foi alcançado em uma reunião entre o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o vice-presidente da Comissão da Planificação da Índia, Montek Singh Ahluwalia, que está em visita à China para participar do 3º Diálogo Econômico Estratégico entre a China e a Índia.
Li apontou que tanto a China como a Índia enfrentam uma tarefa comum de acelerar a transformação econômica, e melhorar o nível de vida dos povos, enquanto protegem o meio-ambiente e impulsionam o desenvolvimento sustentável.
O premiê chinês indicou que espera que os dois países, ambos com uma população enorme, possam expandir a cooperação em áreas como urbanização, informação e telecomunicações, e alta tecnologia.
Li pediu que as duas nações combinem a tecnologia e a vantagem de custos de trens de alta velocidade e os setores de energia da China com a demanda do mercado da Índia, e promovam em conjunto a construção do corredor econômico Banglasesh-China-Índia-Mianmar, a fim de impulsionar a intercomunicação e a integração regionais.
Em 2014 terá lugar o Ano de Intercâmbios Amistosos entre os dois países. A China está disposta a trabalhar com a Índia para consolidar sua confiança política mútua e expandir a colaboração, afirmou.
Ahluwalia comentou que a cooperação dos dois lados enfrenta uma oportunidade única. A Índia fortalecerá a colaboração com a China em áreas como parques industriais, ferrovias, energia e urbanização.
Além disso, convidou mais companhias chinesas a investir na Índia e prometeu apoiá-las.
O diálogo de um dia foi presidido por Ahluwalia e pelo diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Xu Shaoshi, na terça-feira em Pequim.
Fonte: Xinhua