Chineses pretendem investir em produtos financeiros da Internet

Cerca de 66% dos chineses estão planejando investir parte dos depósitos bancários deles em produtos financeiros da internet, de acordo com uma nova pesquisa.

A enquete online, realizada pelo jornal China Youth Daily com 10.234 pessoas, também indicou que cerca de 84,7% dos chineses já investiram de alguma maneira em produtos de gestão de riquezas pela internet, segundo uma matéria publicada nesta quinta-feira.

Dos entrevistados, 82% se disseram contentes com o retorno de investimento deles e a maioria citou melhores taxas de retorno e maior conveniência como grandes motivos para escolher produtos financeiros online.

Cerca de 55,4% dos entrevistados admitiram não saber muito como os fundos financeiros da internet funcionam e 37,5% revelaram não ter ideia dos riscos dos investimentos que realizam.

Mais de 40% se mostraram preocupados com a segurança da conta ou com uma possível insolvência dos fundos.

De acordo com a pesquisa, melhorias para manter os fundos em segurança são a maior demanda de 43,7% dos investidores, enquanto 12% se mostraram confiantes de que a finança da internet pode acelerar reformas nos bancos tradicionais.

Sessenta e três por cento dos investidores em finanças da internet disseram que colocam o dinheiro deles no Yu'ebao –fundo online criado pelo Alipay, a maior plataforma de pagamento terceirizado da China e subsidiária do Alibaba– e no privado Tianhong Fund.

Até o fim do mês passado, o Yu'ebao reunia mais de 500 bilhões de yuans (US$ 81,4 bilhões) e mais de 81 milhões de usuários, mais do que o número de investidores no mercado chinês de ações classe A.

Mais de 70% por participantes da pesquisa nasceram nas décadas de 1980 ou 1990, e apenas 1% tinha cerca de 60 anos.

Mercado acionário fecha em queda

O mercado acionário fechou nesta quinta-feira (20) em queda, com o indicador referencial, o Índice Composto de Xangai, caindo 1,4% ou 28,25 pontos, e fechando em 1.993,48 unidades.

O Índice de Componentes de Shenzhen perdeu 2,13% ou 151,92 pontos, encerrando o pregão em 6.998,19 unidades.

Fonte: Rádio Internacional da China