Lula recebe lideranças latino-americanas em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-fera (20), no Instituto Lula, na capital paulista, três lideranças da América Latina. O ex-presidente chileno, Ricardo Lagos conversou com Lula sobre as perspectivas da Integração Latino-Americana. Os dois ex-presidentes haviam se encontrado pela última vez em dezembro de 2013, em Santiago, durante o seminário “Desenvolvimento e Integração da América Latina”.

Alí Rodriguez conversa com Lula e com o ex-ministro Luiz Dulci
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Após esse encontro, Lula conversou com Alí Rodríguez, secretário-geral da Unasul. Alí apresentou ao ex-presidente um balanço de sua gestão à frente do órgão. Lula demonstrou muito apreço pelo papel que a entidade tem cumprido e destacou que a Unasul tem sido muito importante na mediação de questões da América do Sul e que é uma entidade fundamental para continuar consolidando a integração regional. Alí convidou o Instituto Lula para participar de um evento realizado pela Unasul em conjunto com a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina), que visa debater a integração econômica da América do Sul.

Lula também esteve com Enrique Iglesias, secretário-geral da Segib (Secretaria Geran Ibero-americana). Enrique Iglesias também foi presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), secretário-executivo da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina) e ministro de relações exteriores do Uruguai.

Espanha

Na última terça-feira (18), o ex-presidente Lula recebeu uma visita de cortesia do ex-presidente espanhol José María Aznar. Entre diversos temas tratados, o ex-presidente espanhol ressaltou a Lula sua preocupação com a situação da Europa. Lula falou sobre o Brasil reiterando que o país continua no caminho certo.

Aznar foi presidente da Espanha entre 1996 e 2004 e havia se encontrado com Lula pela última vez em 2012, quando visitou o ex-presidente no Hospital Sírio-Libanês.

Fonte: Instituto Lula